quarta-feira, 8 de março de 2017

FRANCISCA CORTESÃO E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA




















O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados.

Hoje uma menina. de nome Francisca Cortesão (Porto, 1983), singer-songwriter que  faz parte do núcleo duro de Minta & The Brook Trout – cujo terceiro disco, Slow, foi editado em 2016 – e They’re Heading West. Ao vivo toca também com Bruno Pernadas, Mão Verde (Capicua & Pedro Geraldes), tendo colaborado entretanto com artistas como B Fachada, Sérgio Godinho, Márcia, David Fonseca, Walter Benjamin ou Noiserv.
 
"Tenho uma vaga memória de o Santos da Casa passar uma maquete – que palavra tão antiga! – da minha primeira banda, nos finais dos anos noventa. Nessa altura ainda não tinha nenhuma imagem associada às iniciais RUC.

Devem ter-se passado mais de dez anos entre essa altura e a primeira vez que fui convidada para ir tocar e falar ao Santos da Casa. Se a memória não me falha, foi em 2010, quando os primeiros concertos de Minta & The Brook Trout que fiz em duo com a Mariana Ricardo nos levaram ao Arte à Parte. Estava um frio desgraçado. O Nuno Ávila recebeu-nos muito bem, e chamou-me Filipa o tempo todo – confusão que continua a fazer, muitas idas à RUC depois, provavelmente por causa da Filipa Cortesão dos Belle Chase Hotel. Não lhe levo a mal, era o que faltava. É um conforto saber que o Nuno e o Fausto estão sempre ali para nos receber e para divulgar a música nova que vai sendo lançada, cada vez mais e melhor, neste lado esquerdo da Península Ibérica. Parabéns e longa vida aos Santos da Casa!"

Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout  e They’re Heading West)

Sem comentários: