sábado, 11 de março de 2017

JOSÉ REBOLA E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA


















O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados.

A jogar em casa, José Rebola, a voz  e guitarra dos Anaquim desde 7 de Dezembro de 2007, cerca das 4 da tarde, escreve hoje umas palavras. Foi igualmente guitarrista e vocalista de Speeding Bullets a partir do intervalo do França - Dinamarca do Euro 2003 e guitarrista de Cynicals durante a Cynicalmania.. Os Anaquim estrearam-se ao vivo num Festival Santos da Casa.
"Houve uma altura em que o maior avanço tecnológico era o Windows 98. E o mIRC. Comecei a tentar gravar música nessa altura. Nessa altura quem queria gravar uma guitarra tinha mesmo de tocar guitarra, quem queria gravar um ritmo tinha mesmo de tocar bateria, ou então fazer como eu fiz. Bater alternadamente com as unhas num aquecedor e num caixote do lixo de lata. Acabou por resultar como eu queria, e assim, no Universo do meu quarto, ia gravando umas tímidas experiências musicais. Ali ganharam vida, e ali pareciam condenadas a ficar. Ao mesmo tempo, a minha irmã trazia notícias para casa, das novas cenas dos Overbliss, dos Bodhi e dos Tédio Boys. Podíamos ouvi-los em cassetes, com capas impressas num papelzito a preto e branco e pouca resolução, as faixas escritas a lápis, ou então neste programa que dava na RUC, às sete da tarde (seria às seis, na altura?). Afinal de contas, banda que era banda em Coimbra passava na RUC, no Santos da Casa. Contudo, a singularidade do Santos da Casa era não se resumir a passar banda que era banda. Era também dar atenção, muitos anos antes da era da facilidade virtual, a bandas que não eram bandas, a bandas que poderiam ser bandas, a bandas que não sabiam se queriam ser bandas, a bandas que já eram bandas e não o sabiam, a artistas que queriam ter bandas, e a curiosos que não sabiam bem o que haviam de fazer com a música que encerravam em si.

Eu incluo-me neste últimos. À distância de quase vinte anos não me recordo de todos os detalhes do passe de mágica que desencarcerou os temas secludados no meu quarto, mas a verdade é que esse caixote do lixe de lata, estacionado em São Martinho do Bispo, soou no rádio, para Coimbra toda ouvir, como tarola encantada, num tema chamado “Tijuana 10 miles ahead”.

Não posso subestimar a importância do Santos da Casa em mostrar-me que era possível partilhar a minha música com o mundo, em orgulhar-me disso, e em ser canal preferencial dessa partilha, quer através de gravações duvidosas que eu fazia chegar ao Ávila, quer através de concertos no corredor da RUC, como chegámos a fazer com Speeding Bullets. Poder-se ia pensar que era fogacho, que era faísca só precisa no início. Mas em todos os projetos em que figurei e figuro, essa presença continuou, até ao mais recente, os Anaquim, cuja primeira passagem na rádio se deu também ali, e cujo primeiro concerto foi precisamente no âmbito do Festival Santos da Casa de 2008.

O Santos não é só um programa que passa música. É um programa que descobre música, que retrata música, que arquiva música, que marca presença, que formula crónicas, que perdura, que entrevista, que permite, que aposta, que arrisca. É uma paixão de melómanos incansáveis,gigantes hertzianos, santos padroeiros da dita cidade do Rock."
José Rebola (Anaquim)

Sem comentários: