domingo, 26 de março de 2017

NICK SUAVE E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA




















O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados.

Hoje voltamos ao Barreiro na companhia de Nick Suave que nasceu em 1977. Funda a Hey, Pachuco!, associação cultural que produz o festival Barreiro Rocks em 2000 sendo o presidente da direcção desde então. Como músico participa em dezenas de projectos como Nicotine’s Orchestra (a solo), The Act-Ups, Bro-X, Los Santeros, The Jack Shits, The Dirty Coal Train, entre outros, tocando diversos instrumentos (guitarra, baixo, bateria, teclas, sopros e voz). Assina também alguns trabalhos para teatro, cinema e televisão.

É, desde 2008, gestor do Estúdio King e do Programa Jovens Músicos, uma sala de ensaios gratuita para jovens da margem sul do Tejo.

"Não é preciso uma data especial para congratular o Fausto, o Nuno e a RUC pelo excelente trabalho de amor que desenvolvem há uma série de anos. Desde o início da minha carreira que o rock and roll e, posteriormente, as boas pessoas de Coimbra me influenciaram. Ainda no fim-de-semana passado (11 de março) tive direito a um banquete de boa onda, revendo velhos amigos no Ceira Rock Fest. É um facto: Coimbra rocka.

O Santos da Casa é o programa de rádio que transmite esta paixão pela música e pelas pessoas que a fazem através do éter. Não me lembro como começámos a falar mas estou certo que terá sido em concertos. Lembro-me do Nuno no Via Latina, em 2001, num concerto dos Ballyhoos ou dos Sullens e no sábado lá estava o Fausto na primeira fila, como sempre.

Contam-se pelos dedos os radialistas que, hoje em dia, procuram activamente as novas bandas - nos concertos ou até virtualmente. Esta atitude atenciosa e demandante é a base de todas as estruturas independentes que vão dando cor ao nosso cinzento país um pouco por todo o lado. Nos dias que correm, esta paixão é quase um milagre e o Fausto e o Nuno são a prova de que podemos escolher a nossa família enquanto percorremos o nosso caminho.

Longa vida ao Santos da Casa e um grande abraço ao Fausto, ao Nuno e à malta da RUC."

Nick Suave (Nicotine’s Orchestra  e The Act-Ups)

Sem comentários: