quarta-feira, 8 de março de 2017

NO MIRA FORUM














Apresentação do último CD Deep in the Forest dos Tubab, duo por Sérgio Carolino e Jorge Queijo
9 de março, 21h, MIRA FORUM

Tubab apresentam o segundo trabalho Deep in the Forest, lançamento dia 9 de Março na Galeria MIRA FORUM.

Tubab, duo constituído por Sérgio Carolino na Tuba e Jorge Queijo na bateria, percussão e electrónica, dedicado à música instrumental entre o Jazz e a música improvisada. Editaram em 2011 o primeiro disco gravado ao vivo no festival de Paredes de Coura e apresentam no MIRA FORUM o segundo trabalho, Deep in the Forest, gravado em estúdio e com a colaboração de Yoske num tema dedicado a Fernando Pessoa e traduzido para Japonês.

Sérgio Carolino e Jorge Queijo vêm de pontos de criação diferentes da arte musical, um da clássica e o outro do rock, mas se isso não seria suficiente para referir o seu encontro como “improvável”, na intenção de lhe definir à partida um carácter de excepcionalidade, o certo é que nada há de verdadeiramente surpreendente no facto de ambos se terem virado para o jazz e para a improvisação – são muitos os casos semelhantes em todo o mundo. Este disco do projecto TUBAB é excepcional por outro motivo: o de não circunscrever as perspectivas que tem do improviso e disso a que se chama jazz numa ilha rodeada de proibições e tabus, entre outras e outros, por exemplo, o de não soar a clássico ou a rock. Carolino e Queijo tocam o que lhes apetece e não se justificam, numa atitude de “é pegar ou largar” que nestes tempos neoliberais de ditadura do maior número (de pessoas a ouvir algo) e dos maiores números (os lucros que se possam obter de uma cultura transformada em entretenimento) só podia ser bem-vinda.
Eduardo Paes

SÉRGIO CAROLINO
Artista Internacional Yamaha, Sérgio Carolino é um dos tubistas mais aclamados no panorama internacional, estando e, constante atividade como solista e professor nos mais diversos festivais de música, conservatórios e universidades um pouco por todo o mundo (da Europa à Austrália, passando pela Ásia e Américas do Norte e do Sul).

Recebeu por quatro vezes o Roger Bobo Award Prize for Excellence in Recording pelos discos: Steel aLive! (2008), a sua estreia a solo; Agreements & Disagreements (2010), do projeto 2tUBAS&friends com Anne Jelle Visser; Pop&Roll (2012), do seu grupo The Postcard Brass Band e “Sérgio Carolino presents Mr. SC & The Wild Bones Gang” (2014). Em Portugal recebeu o Prémio de Músico Revelação de Jazz 2004, pelo crítico de jazz José Duarte, e o Prémio Carlos Paredes pelo 1º disco do trio TGB - TubaGuitarra&Bateria (Clean Feed) e em Fevereiro de 2013, venceu o Prémio SPA 2013 na categoria de Música Erudita pelas obras editadas em 2012 e ação divulgadora da música portuguesa. A entrega do prémio foi transmitida em direto pela RTP1.

Dono de uma discografia considerável com os projetos mais ecléticos, Sérgio Carolino tem um vasto leque de interesses e uma curiosidade musical que o leva por diferentes caminhos de expressão musical, desde o típico repertório clássico ao mais puro jazz e música improvisada. Estabeleceu-se como um virtuoso no repertório standard e contemporâneo para tuba.

Atualmente, Carolino é professor de tuba na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e, desde 2002, tuba solo da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. É ainda o fundador, diretor artístico e musical do Ensemble Português de Metais MASSIVE BRASS ATTACK! e diretor artístico do Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça - GRAVÍSSIMO!

Em 2010 concebeu um novo e único instrumento, o qual batizou com o nome de Lusofone ‘Lúcifer’, inspirado no Orenophone do grande amigo e virtuoso tubista Britânico - Oren Marshall, e construído pelos mestres norte-americanos, Tim Sullivan e Harold Hartman.

JORGE QUEIJO
Jorge Queijo, baterista e percusionista movimenta-se entre o mundo do free jazz, música improvisanda e experimental e a música electrónica. Seus trabalhos incluem performances ao vivo, gravações, instalações sonoras e de vídeo, e obras de composição. Toca nas bandas Torto, Os Príncipes, SSS-Q, Tubab e Evols.

Compôs música para vídeo e instalações, com ênfase em experiências do corpo humano, nomeadamente a instalação Blind Box para o exterior da Casa da Música sobre a importância do som em rotas vividas por pessoas cegas, e do espectáculo 1,12 milímetros no cérebro, com base em experiências com ressonância magnética e encefalogramas.

Estudou gamelão na ISI Yogyakarta com o apoio da Emabaixada da Indonésia e juntamente com Maria Mónica dirige o Ensemble de Gamelão da Casa da Música do Porto. Jorge colaborou com Yoshio Mashida, Aqui Avec Gabriel, MEg Stuart, Cal Lyall, Burkhard Beins, Susana Santos Silva, Maria Mónica, Angélica Salvi, Gustavo Costa, João Guimarães, Sérgio Carolino, Jorge Coelho, Miguel Ramos, André Fernandes, Frtiz Hauser, Chris Corsano , Nate Wooley, Hugo Antunes, Nuno Alves, B. Fleischmann, Liz Allbee, Duncan Speakman, Sara Anderson, Hofesh Shechter, Peixe, Henrique Fernandes, João Filipe Pais.

Tem um mestrado em Music Leadership pela Guildhall School of Music and Drama e a licenciatura em Jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Colabora com o Departamento de Educação da Casa da Música na criação, desenvolvimento e promoção de oficinas interativas e outras atividades, como oficinas de percussão e de Gamelão, música em comunidades com necessidades especiais e música em contextos especiais.

Local MIRA FORUM, Rua de Miraflor 159, 4300-334, Campanhã, Porto
Horário de funcionamento terça a sábado, das 15h – 19h
Entrada livre
Contacto miraforum@espacomira.net
Telm 929 145 191- 929 113 431

Para mais imagens e/ou informação: miraforum@espacomira.net
https://www.facebook.com/MIRA-FORUM-1455195694779329/

Sem comentários: