quarta-feira, 22 de março de 2017

SAMUEL SILVA E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA




















O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados

Hoje, um guitarrista de nome Samuel Silva nascido em Viseu. Filho adoptivo de Coimbra. Universitário durante 5 anos e, desde aí, pseudo-baterista nos Los Saguaros e guitarrista nos Sonic Reverends, The Jack Shits e The Twist Connection. Entrevistado um boa meia-dúzia de vezes, espera alcançar as duas dezenas e meia de conversas no Santos da Casa nos próximos anos.

"Viver numa cidade com uma rádio universitária é um privilégio. Para mim, que não tenho qualquer interesse pela maioria das escolhas musicais que compõem as playlists das rádios nacionais, é nos programas de autor que ainda consigo encontrar algum do encanto da rádio. E esses não faltam na nossa rádio universitária! Sim, é verdade que a internet veio democratizar o acesso à informação e que a descoberta de uma banda que nos “encha os ouvidos” está agora à distância de uma mera meia-dúzia de cliques, mas ter alguém com marcado bom gosto e atenção detalhada ao que, com talento e qualidade, se vai fazendo por aí e que, a partir daí, nos aponte diferentes direções e nos ajude a filtrar a numerosa oferta que nos rodeia pode ser essencial. E o Santos da Casa cumpre na perfeição esse papel: gente generosa e honesta, com paixão pela rádio e pela música portuguesa, que nos vai apresentando o que de melhor se vai fazendo neste nosso retângulo à beira mar plantado. E já andam há 25 anos nisto: é obra! Dito isto, há que o dizer sem medo: Senhores Fausto da Silva e Nuno Ávila, sois – é um facto - os maiores!

PS: E já vos disse que foram estes os primeiros senhores a apostar na música que fui fazendo ao longo destes anos, dando a conhecer o meu trabalho a ouvidos incautos e certamente impreparados? Só por isso o Santos da Casa merecia uma estátua!!"

Samuel Silva (The Jack Shits e The Twist Connection)

Sem comentários: