quarta-feira, 19 de abril de 2017

RESISTÊNCIA: 25 ANOS DE CANÇÕES E DE AMIGOS












A MEO Arena (13 de Outubro) e o Pavilhão Multiusos de Guimarães (14 de Outubro) são os palcos escolhidos para a celebração de duas décadas e meia de história por um dos mais importantes colectivos da música portuguesa

Resistência é sinónimo de história, de orgulho e de grandes canções. Este colectivo por onde passaram e continuam a passar alguns dos maiores nomes da música portuguesa das últimas décadas prepara-se para assinalar o importante marco de 25 anos de história com dois grandes concertos onde passarão em revista o seu legado levando consigo até ao palco alguns convidados especiais e amigos que prolongarão no presente uma viagem feita de entrega à nossa língua e às nossas canções.

A 13 de Outubro, o colectivo formado por Alexandre Frazão (bateria), Fernando Cunha (voz e guitarra 12 cordas) Fernando Judíce (baixo), José Salgueiro (percussões), Mario Delgado (guitarra), Miguel Ângelo (voz), Pedro Joia (guitarra clássica), Olavo Bilac (voz) e Tim (voz e guitarra) voltará ao palco para, como escreveu Pedro Ayres no texto que acompanhava a edição do DVD com o registo do concerto do álbum Horizonte, de 2015, voltar a fazer “a apologia da canção de autores portugueses da música eléctrica e dos concertos cantados pela comunidade do público”. Só assim, aliás, faz sentido celebrar.

Voltando a canções que são verdadeiros hinos geracionais como “Não Sou o Único”, “Nasce Selvagem”, “A Noite” ou “Amanhã é Sempre Longe Demais”, a Resistência reencontrará assim parte do seu mais celebrado e aplaudido reportório, aquele que se faz da sua particular forma de abordar os grandes temas de míticas formações como Xutos & Pontapés, Delfins, Sitiados, Rádio Macau ou Heróis do Mar. As mais recentes propostas incluídas em Horizonte e até algum reportório inédito nos concertos da Resistência – estão a ser preparadas algumas surpresas - irão render igualmente momentos especiais nesta celebração de 25 anos.

A Resistência coleccionou grandes marcos e memórias muito ricas nesta jornada de 25 anos, incluindo a edição muito recente do CD e DVD Ao Vivo em Lisboa e, em janeiro último, a sua histórica passagem pelo reaberto Bataclan de Paris, num concerto que esgotou vários dias antes e que marcou o encontro dos portugueses com quem tem na nossa língua uma ligação muito forte de identidade. Será assim igualmente no próximo mês de Outubro, quando a Resistência entoar mais canções de amor e de paz, de união e de sonho junto de um público que há 25 anos os acompanha de perto.

Sem comentários: