quarta-feira, 3 de maio de 2017

CARLUZ BELO EDITA PRIMEIRO SINGLE




















Após ter participado no Festival RTP da Canção 2008, Carluz Belo percebeu 3 coisas que mudaram a sua vida para sempre. Primeiro, foi-lhe fundamental receber pela 1ª vez reconhecimento pela sua música a nível nacional, através do certame da RTP. Depois, entendeu que só poderia perseguir um caminho musical sério, focando-se em estudos musicais e no aprofundamento da sua cultura musical. E mais tarde, percebeu que precisava irremediavelmente de fugir de Lisboa, para continuar a trilhar esse caminho de forma genuína. Refugiado na casa de campo junto à Praia de Ofir no Minho verdejante, o cantautor iniciou um processo psicoterapêutico, ao mesmo tempo que decidiu começar a entreabrir o seu misterioso baú musical, com canções mais antigas, escritas por si desde a adolescência.

Entre elas, encontrou aquela que hoje se revela como sendo o seu primeiro single: "O Mundo Que Nos Foge". Com palavras adaptadas dos 3 últimos parágrafos do livro de prosa poética "Lunário" de Al Berto, este é o único tema de Carluz que incorpora palavras de outrem. Esta escolha prende-se com o desejo de prestar tributo a uma figura ímpar e pouco lembrada no panorama artístico português, no ano em que se assinalam 20 anos desde a sua morte. Há uma secreta ligação emocional entre Sines e Esposende, entre Porto Côvo e Ofir, entre Alentejo e Minho. Este imenso litoral permanece conectado pela intemporal nostalgia portuguesa, que se materializa de forma indescritível, sempre que estamos em frente ao mar. E é isso que une a música de Carluz à poesia de Al Berto.

Muito foi o nervoso miudinho, após todo o investimento na gravação da canção e até ao momento da chegada da autorização, para usar as palavras do poeta, por parte dos seus herdeiros. Este episódio, apenas se compara ao dia em que o músico começa a trabalhar em estúdio com Pedro Saraiva. Após muitos contactos, reuniões e quilómetros feitos no eixo Porto - Lisboa com alguns dos melhores produtores musicais nacionais da atualidade, foi com imensa alegria que Carluz Belo chegou a um entendimento com o mentor dos D.R.Sax. Este 1º segredo musical agora revelado em single digital e video oficial é o 1º fruto desta parceria, que se mantém plena de afinidades musicais. No estúdio de Pedro, no Porto, a dupla continua a trabalhar no próximo lançamento, a ocorrer ainda durante 2017.

O single "O Mundo Que Nos Foge", que é agora apresentado, é a porta de entrada para o imaginário musical de Carluz Belo. Estamos perante o primeiro de muitos outros segredos musicais que serão revelados atempadamente. Aqui e agora, o convite é simples: entremos nesta aventura musical pop, minhota e em português. Sem complexos. Nesta canção, sem medo de interpretar palavras tão delicadas como as de Al Berto, Carluz carrega com cuidado, nas mãos, na voz e no olhar, esse desconsolo romântico e melancólico. Mas nem por isso deixa de o dançar!

Sem comentários: