sexta-feira, 9 de junho de 2017

HÁ MUSICA NO TRINDADE








Tatanka, José Manuel Neto e Dead Combo garantem que Há Música no Trindade!

Um escritor de canções, um expoente da guitarra portuguesa e dois “vagabundos” das noites de Lisboa sobem ao palco de uma sala nobre do coração da capital, como parte de uma programação em que se privilegia o triângulo desenhado pela voz, pela guitarra e pelo piano.

No dia 23 de junho, Tatanka dá início à programação Há Música no Trindade com um espetáculo especial que promete ser uma revelação. Os concertos seguirão a 24 de junho com o guitarrista brasileiro Yamandu Costa – que já fez saber que o fadista Ricardo Ribeiro será seu convidado – e ainda, nos dias 7 e 8 de julho, com o expoente da guitarra portuguesa José Manuel Neto. A 27 e 28 de julho, os Dead Combo de Pedro Gonçalves e Tó Trips dão continuidade ao Há Música no Trindade.

Um regresso do Tatanka dos primórdios

"É um novo Tatanka que as pessoas ainda não conhecem", explica o cantor sobre a sua apresentação no âmbito do Há Música no Trindade. "É um regresso do Tatanka dos primórdios: recuperei muito do reportório do início, canções que escrevi há 10 anos ou mais. E isso teve a ver com uma mudança na minha vida, tive filhos, saí do centro da cidade e hoje vivo com um ritmo mais relaxado que me apeteceu também explorar na música".

Os sons que podemos retirar da guitarra portuguesa são infinitos

Além da vasta discografia de fadistas com quem tem trabalhado ao longo dos anos, José Manuel Neto também foi construindo obra em nome próprio, emoldurada por trabalhos de 1992 – Lágrimas e Lisboa – e de 2016 – Tons de Lisboa – numa dedicação profunda às raízes culturais desta cidade. Ao Teatro da Trindade, José Manuel Neto levará um espetáculo pensado para a sua guitarra portuguesa, explorando todas as nuances de um instrumento cujo som é hoje património mundial reconhecido pela UNESCO. “Os sons que podemos retirar da guitarra portuguesa são infinitos”, garantia, o ano passado, José Manuel Neto ao DN. A prova poderemos tirá-la no palco do Há Música no Trindade.

Finalmente há os Dead Combo de Tó Trips e Pedro Gonçalves que prometem uma viagem por toda a sua aplaudida discografia, incluindo já o levantar do véu de novo material que só deverá ver a luz do dia, formalmente, quando lançarem novo trabalho em 2018. “Gosto muito da sala do Teatro da Trindade onde os Dead Combo nunca tocaram” revela Tó Trips. “Há muitos anos que não passo por lá, pelo que estou curioso para tocar lá. Deveremos quase de certeza estrear um tema novo. Ainda por cima é uma sala muito próxima do Bairro Alto, que é uma das nossas inspirações”.

+ informações em: https://www.facebook.com/Hamusicanotrindade/

Sem comentários: