quinta-feira, 20 de julho de 2017

HÁ MÚSICA NO TRINDADE











Pedro Gonçalves e Tó Trips oferecem uma das mais personalizadas bandas sonoras que a cidade de Lisboa conhece e aplaude. Dias 27 e 28 de julho eles garantem que Há Música no Trindade.

Os Dead Combo de Tó Trips e Pedro Gonçalves tornaram-se, muito justamente, num sério caso de sucesso nacional e internacional, facto que deve ser imputado exclusivamente à profunda originalidade da música que criaram: recolhendo influências tão diversas como as que vão do fado ao jazz, das mornas de Cabo Verde ao Choro do Brasil, de Ennio Morricone e dos mestres ciganos do flamenco, do rock e de músicas periféricas mais experimentais. Os Dead Combo ergueram uma linguagem singular, que só a eles pertence. E à cidade de Lisboa, claro, a maior inspiração da música que a dupla tem vindo a criar desde que se estrearam em disco em 2004.

A discografia do duo tornou-se, entretanto, um sólido repositório dessas marcas de identidade: seis aplaudidos álbuns de originais, incluindo o mais recente A Bunch of Meninos, gravações ao vivo e DVDs, que funcionam sempre como bandas sonoras para filmes imaginários que todos podemos ver se fecharmos os olhos e nos concentrarmos nos ricos diálogos que estes músicos conjuram. Música que encontrou mundo quando Anthony Bordain os usou como interlocutores na sua paragem em Lisboa para a célebre série No Reservations. É que Dead Combo é tão de Lisboa como são as sardinhas.

No horizonte desenha-se agora um novo álbum que merecerá antecipação no concerto do Trindade. Pedro Gonçalves sublinha: “Já não tocamos em Lisboa há muito tempo. Aliás, neste momento nem me consigo recordar do nosso último concerto na capital. Sei que já foi há algum tempo e por isso mesmo este regresso será especial”. Para já os Dead Combo ainda fazem segredo do essencial do concerto que vão levar nos próximos dias 27 e 28 de julho ao programa Há Música no Trindade, mas lá vão revelando algumas pistas: “Posso dizer que teremos convidados em palco”, adianta Pedro Gonçalves, “mas não quero para já estragar a surpresa”.

O concerto, assegura ainda o guitarrista e baixista, “será uma viagem pela nossa carreira” e tocará por isso mesmo no mais recente trabalho de originais, A Bunch of Meninos, mas noutros pontos chave da sua discografia, como Lisboa Mulata ou Lusitânia Playboys. “Também vamos apresentar alguns temas novos, que ainda não têm título, material que contamos incluir no nosso próximo álbum e que continua a dar voltas ao nosso som, ao nosso imaginário”, esclarece Pedro Gonçalves.

O Há Música no Trindade prolonga-se com os espectáculos de Salvador Sobral, Vitorino e Dois pianos, Frankie Chavez e em Dezembro, mês que receberá dois concertos de Mário Laginha e Tcheka, encontro entre um enorme piano português e uma voz gigante de Cabo Verde que acontecerá nos dias 15 e 16. Tudo Imperdível, obviamente.

Sem comentários: