terça-feira, 1 de agosto de 2017

NOVAS DOS BONS SONS














O BONS SONS é organizado pela população de Cem Soldos que se multiplica em actividades durante um ano para levantar mais uma edição do BONS SONS. Os cem-soldenses investem as suas energias para que o festival corra bem e esse é o seu orgulho. Abrem as portas de casa, cedem terrenos e quintais, empreendem em montagens e construções, limpam e cozinham incansavelmente e têm sempre um sorriso para oferecer. Além da organização habitual do evento, em que cada um dá a sua disponibilidade e saber-fazer, há outras tantas tarefas a que os cem-soldenses se dedicam. Algumas até, menos visíveis dos visitantes. Venha conhecer o outro lado do BONS SONS!
UMA CASA, UM NOME DO CARTAZ

 O festival é feito pelas pessoas da Aldeia e seria apenas justo que fossem elas também a apresentar o cartaz do melhor que se faz na música portuguesa. Cada artista tem direito a uma opinião do habitante que escuta a sua música, filmado na janela da sua casa. A honestidade chega a ser cómica e estes vídeos têm sido o falatório da aldeia.

Além disso a ligação ao artista perdura. Cada uma destas famílias irá personalizar o pacote de boas-vindas oferecido ao artista anunciado – cortesia do BONS SONS e um mimo da Aldeia.
SPOT ON, CEM SOLDOS

 Os materiais de comunicação do BONS SONS encontraram em Cem soldos os melhores protagonistas. Ora em directo ou convertido em animação, dos mais novos aos mais velhos, é a gente da aldeia que faz o convite para o festival. O spot do BONS SONS foi uma diversão de fazer.
TRATAR BEM A ALDEIA – A ECOLOGIA DO DIA-A-DIA

Para que o impacto do festival na aldeia seja minimizado, os habitantes fizeram um conjunto de vídeos com recomendações aos visitantes. Desde o que fazer com resíduos à utilização racional da água, Cem Soldos sensibiliza o público para comportamentos ambientalmente responsáveis.

O BONS SONS NA SALA DE ESTAR

As casas de Cem Soldos irão abrir-se para pequenos concertos surpresa dos artistas do festival. A população abre generosamente as suas divisões e os seus terrenos para estes eventos pontuais que decorrem sem anúncio e sem aviso. Quem está, está

VISITAS-GUIADAS PELOS PUTOS DA ALDEIA

Nada melhor do que quem corre pela aldeia e lhe conhece todos os cantos para a apresentar aos visitantes. As crianças de Cem Soldos acolhem os festivaleiros com visitas-guiadas a Cem Soldos, dando a conhecer o património histórico, as vivências e os projectos da comunidade. Estes passeios são gratuitos mas de marcação obrigatória no Posto de Informação. Estão disponíveis todos os dias do Festival BONS SONS visitas às 10h e às 17h. Parecem bandos de pardais à solta…

UMA NOVA EIRA
 
A Eira onde está instalado o palco homónimo, é zona da aldeia usada para a debulha e secagem dos cereais. Esta era também um típico lugar de encontro e de festa agrícola. Para assinalar este local de partilha e onde se vive a comunidade, a população está a produzir as habituais bandeirolas com que se decoram as festas da Aldeia. Estas bandeirolas serão parte da instalação central do Palco Eira, sob a qual estará um bar que servirá de refúgio fresco para os festivaleiros.
CEM SOLDOS NÃO DÁ PONTO SEM NÓ

As avós de Cem soldos têm orgulho de ser uma força activa na produção do festival. A elas se devem as Tixas, icónica mascote que está presente sob a forma de porta-chaves, gancho para o cabelo, entre outras aplicações. Para envergar uma Tixa, basta só ser-se criativo. Tal com na Aldeia, elas encontram-se onde menos se espera.

 O grupo de costura criativa de Cem Soldos compõe peças diversificadas e de maior porte, bem como alguns elementos para conforto do público, como a manta tradicional de retalhos onde se irão sentar os mais novos na “Música para crianças”.
TRABALHOS ESFORÇADOS

A montagem de infraestruturas e equipamentos é feita por voluntários de Cem Soldos que, no seu tempo livre, empreendem à limpeza de matas, passagem de cabos, abertura de roços, iluminação das áreas do festival e zonas contíguas, montagem de estruturas temporárias,… tudo para conforto e segurança dos visitantes.

Para estas actividades está também planeado um Campo de Trabalho para jovens de modo a que possam começar a assistir nestas tarefas ou mesmo envolver-se na equipa de pequenas montagens do BONS SONS. Porque de pequenino é que se torce… e martela e aparafusa..

Sem comentários: