segunda-feira, 2 de outubro de 2017

TIME FOR T COM NOVO CLIP

Mary" é uma canção sobre uma rapariga que sofre de depressão. Mary está sempre a fazer planos para ser feliz mas acaba por nunca conseguir escapar - trabalha para guardar dinheiro para viajar e acaba por sempre ficar no mesmo sítio "All the money you said you saved, Working those hours on the minimum wage, You saved your coins like nuts in the winter but, You never turned from a squirrel to a sparrow when Spring came." A música versa também sobre um pequeno paradoxo no que diz respeito ao nome fonético da Mary pois na língua inglesa, Mary pode ser lido como "Merry" que significa alegre: "merry" e "sad" na mesma frase cria este paradoxo.

O vídeo foi realizado pela Bony Ska, uma amiga francesa talentosa que, nos últimos anos, tem viajado pelo mundo a captar a energia dos locais e das pessoas que lá residem. Neste caso, "Mary" foi filmado no Algarve com a amiga Marie Brines (o nome dela é mais uma bela coincidência). O processo de rodagem foi bastante natural pois as duas conhecem-se muito bem e existe cumplicidade entre as duas. A história começa a perceber-se a meio do tema com o aparecimento do frango. Penso que a essência letárgica da música foi conseguida com a Marie a interpretar Mary.

O novo 'Hoping Something Anything' foi gravado ao longo do ano de 2016 nos Spitfire Audio Studios em Londres, produzido pela própria banda e masterizado por JJ Golden (Rodrigo Amarante, Devendra Banhart, Vetiver) em Ventura, California. Editado dia 15 de Setembro pela Last Train Records, editora que Time For T tem em parceria com a banda amiga de Brighton, Common Tongues.

Devido à produção própria, conseguiram explorar, sem limitações, as sonoridades que tinham imaginado para este novo trabalho e o som está mais desafiante que nunca, com momentos orquestrais e canções menos pop que o que têm vindo a compor até hoje. De canções calmas folk a rock psicadélico e batidas tropicais, o álbum une-se pelo paladar de sons que atravessam os géneros musicais e oferece uma familiaridade de canção a canção mesmo quando as canções mudam drasticamente de estilo. Em termos da composição, metade das canções foram compostas ao longo de alguns anos desde o último lançamento (Homónimo) e a outra metade foram inspiradas pela viagem de Tiago Saga à India no início de 2016. O processo de composição deste novo registo começa com Tiago e uma guitarra, o qual leva o esqueleto da canção (estrutura, melodia e letras) ou então uma ideia (rabiscos de melodias e letras) à restante banda que depois começam a juntar os músculos e os pormenores com bateria, baixo, pianos e outros instrumentos.

Time For T foram fundados em Brighton por Tiago Saga, um jovem de herança britânica, libanesa e espanhola que cresceu na Califórnia portuguesa - como o próprio apelida o Algarve. Enquanto estudava Composição Contemporânea na Universidade de Sussex, Inglaterra, Tiago Saga foi criando a sua própria sonoridade assente na world music e folk rock anglo-saxónica com outros músicos que foi conhecendo e com quem foi partilhando as mesmas inspirações: desde Bob Dylan a Ali Farka Toure. Tiago Saga (voz e guitarra), Joshua Taylor (baixo), Martyn Lillyman (bateria), Oliver Weder (teclas) - e outros membros honorários como Andrew Stuart-Buttle (violino), Harry Haynes (guitarra eléctrica) e Louis Pavlo (teclas) - formam os TIME FOR T.

De murmúrios a gritos melódicos, de voz rasgada e de guitarradas dedilhadas por ritmos tropicais, Time For T apresentam uma sonoridade única e bem definida capaz de produzir diferentes emoções. Ao vivo, transmitem uma energia invulgar, sendo responsáveis por um espectáculo contagiante que não deixa ninguém indiferente e convida à dança.

A banda conta com três EPs bem sucedidos, concertos desde Los Angeles a Paris e de Nova Iorque a Beirute, passagens por grandes festivais em Portugal como o NOS Alive, MEO Sudoeste, Super Bock Super Rock e por Inglaterra no Secret Garden Party, Green Man, The Great Escape e Shambala. Time For T foram nomeados na categoria de 'Melhor Artista Revelação' nos Portugal Festival Awards e alcançaram a vitória nos concursos 'Ano Novo, Banda Nova' (promovido pela Antena 3), 'Concurso Nacional de Bandas', 'Live Act'. Integraram ainda a colectânea Novos Talentos FNAC. A BBC Radio 1 e 6 tem tocado os novos singles do álbum de estreia. Um desses temas - "Rescue Plane" - conseguiu o feito de atingir o primeiro lugar no 'Spotify UK Viral Charts' durante dois dias e com mais de 130.000 plays no espaço de uma semana.

Depois do lançamento do primeiro longa duração “Hoping Something Anything” a 15 de Setembro de 2017 pela Last Train Records, a banda vai fazer uma digressão de apresentação pela Europa em Setembro e Outubro, terminando com algumas datas em casa: Portugal.

Tour 2017:
04 de Outubro - OFF Latina, Madrid
06 Outubro – Freamunde, Espaco A
07 Outubro – Musicbox, Lisboa
 

Sem comentários: