quinta-feira, 29 de março de 2018

JANITA SALOMÉ COM NOVO REGISTO














Janita Salomé, compositor, cantautor e experimentalista versátil e multifacetado, prepara-se para lançar o seu novo registo de originais, “Valsa dos Poetas”, no dia 20 de Abril, com o selo da Ponto Zurca.

Com uma carreira de mais de quatro décadas, multipremiada e um vastíssimo repertório, este novo trabalho de Janita Salomé – o décimo quinto da sua discografia, nasce da vontade de prestar homenagem aos muitos poetas e escritores, portugueses e estrangeiros, que povoaram o seu imaginário deixando um legado poético que perdura. Charles Bukowski, José Afonso, José Jorge Letria e Luís Vaz de Camões são alguns dos poetas que deram palavra (e alma) às suas composições.

“Valsa dos Poetas” é composto por 12 temas, nove originais e três reedições com uma nova roupagem. Os arranjos ficaram a cargo dos músicos Filipe Raposo e Mário Delgado que também gravaram no disco, respectivamente, piano, melódica, harmónica e guitarras, banjo, tablas. Participam ainda os músicos António Quintino (contrabaixo), Carlos Miguel (percussão), Miguel Amado (contrabaixo, baixo), Quiné Teles (percussão) e Rúben Alves (acordeão, piano). O disco será enriquecido pela participação das convidadas Luanda Cozetti e Catarina Molder que darão voz a dois temas.

O álbum apresenta uma visão de um mundo próprio, construído de múltiplos matizes e surge com as palavras que se juntam amorosamente às músicas e aos ritmos, à vez, dolentes ou vertiginosos, que o compositor criou inspirado nas cadências que cada poeta emprestou à sua escrita.

“Bocage” é o primeiro single a ser apresentado e parte de um soneto de José Jorge Letria que ele próprio dedicou a um dos grandes vates portugueses – Manuel Maria Barbosa Du Bocage, poeta inconformado e insubmisso, alvo de perversas invejas e perseguições. A escrita intimista e eloquente de José Jorge Letria é assim envolta em melodia numa valsa perfeita entre poeta e compositor. É como se o fluir melódico do verso estivesse predisposto a seduzir primeiro o compositor e depois o ouvinte. O single estará brevemente disponível nas principais plataformas digitais.

O concerto de lançamento terá lugar no Teatro da Trindade, no dia 5 de Junho e será uma oportunidade para apresentar o novo álbum “Valsa dos Poetas” mas também para revisitar temas de álbuns anteriores como “Em Nome da Rosa”, “Vinho dos Amantes” ou “Cantar ao Sol”.

Sem comentários: