Duo da Cafetra que com maior clarividência deixa exposta toda a boa onda da vivência urbana miscigenada e multicultural que se abate sobre a capital nos melhores dias, Iguanas alinham aquela sensibilidade pop bem descarnada de Lourenço Crespo presente em 'Nove Canções' com a sapiência de produção e beatmaking de Leonardo Bindilatti aka Rabu Mazda. Mesmo que aqui as coisas não aconteçam na matemática da justaposição mas antes no compromisso orgânico e potenciador da sinergia, aglutinando uma multiplicidade de linguagens que refractam a pop, o r&b, o rap, o footwork ou a house numa teia de hooks, palavras e batidas de visão singular tão esperta quanto honesta.
Face ao Verão de 2013 de 'Doce' a névoa narcótica e vagamente impenetrável que se abatia sobre essa estreia, naquele dilúvio de efeitos que permeava hinos estivais como 'Kinky Lady' ou 'Gelado', dissipou-se agora numa clareza de processos igualmente densa mas que põe em evidencia todo o potencial e frescura destas canções.
Canções que na sua respiração abrem vista panorâmica sobre a vivência concreta, o mundano encarado com a street smart e o anseio natural daqueles anos que se seguem à adolescência. 'Namorado' a deixar logo essa ideia patente enquanto discorre os vícios normais de uma relação sob os sons de tarola da 909 e uma cascata de sintetizadores resplandecentes. Pequenos acontecimentos da recorrência quotidiana espelhados no ambiente efusivo de 'Novela' ou no balanço rítmico de 'Amigo' e que em 'Queridos' se enredam numa jinga quase doo wop pejada de sopros. A celebração do tédio de 'Mais Que Dez' em ambiente house, sob a qual palpita um certo desespero latente. O ócio que se alimenta de si próprio. Tangencialmente 'Não Faças Mal' pede emprestada a mesma cadência do piano para um momento tão terno quanto extático. O final deixa-nos a candura contemplativa de 'Vento Forte', como quem projecta r&b no crepúsculo. Como mais um daqueles dias aparentemente singelos a circular pela cidade que vão deixando memória. 'Lua Cheia' é como que a playlist disso mesmo. E tão necessária quanto isso.
Cafetra no Facebook: https://www.facebook.com/CafetraRecords/
Cafetra no Youtube: https://www.youtube.com/user/KimoAmeba
Sem comentários:
Enviar um comentário