quarta-feira, 13 de junho de 2018

ALA DOS NAMORADOS DE REGRESSO ÀS MARCHAS












No ano em que comemora os 25 anos de carreira, a Ala dos Namorados continua a presentear o público com música nova testemunhando a enorme vitalidade do grupo. Em plenos Santos Populares, a Ala dos Namorados apresenta “ALA ALFAMA” – uma marcha popular inédita, sobre e para Alfama.

O texto é de João Monge, a música de Manuel Paulo e à voz do inconfundível Nuno Guerreiro junta-se Ana Bola, que complementa a marcha com divertidos pregões populares.

A Ala dos Namorados sempre se caracterizou por uma identidade musical única, marcada pelas diferentes influências dos músicos que compõem o grupo e que vão do fado, à canção popular portuguesa, passando pelo jazz, cabaret, abordagens mais clássicas ou mesmo o pop. A voz peculiar de Nuno Guerreiro, num registo singular de contratenor, sempre possibilitou à Ala dos Namorados viajar com segurança nos seus diferentes registos.

A “História do Zé Passarinho”, tema integrante do segundo disco de originais da banda (1995), é a marcha popular mais conhecida do reportório da Ala dos Namorados; contudo, o universo das marchas lisboetas faz parte de muitos outros temas do seu reportório.

Em 2018, surge “ALA ALFAMA”, cuja letra remete para realidades únicas deste bairro lisboeta - como o “badoncali”, um dialecto próprio de Alfama, ou actual afluência de estrangeiros à cidade.

O tema já pode ser ouvido nas principais plataformas digitais e será, certamente, um momento memorável dos concertos de celebração dos 25 anos da Ala dos Namorados, nos Coliseus de Lisboa e Porto (13 de Outubro e 9 de Novembro, respectivamente). Não há outra banda em Portugal que alie de forma tão perfeita sons de tantas correntes musicais distintas com uma escrita tão aprimorada e uma voz tão cativante e singular.

Sem comentários: