segunda-feira, 11 de junho de 2018

BIRDS ARE INDIE LANÇAM “MESSING WITH YOUR MIND” E REGRESSAM AO TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO, EM COIMBRA

Com o 2º single de "Local Affairs", os BIRDS ARE INDIE querem continuar a fazer abanar as ancas. "Messing with your mind" é o nome da faixa e tem um vídeo a condizer. Editado pela própria banda, o clip tem como personagens um conjunto de bailarinos muito peculiares, aos quais se juntam diversos elementos gráficos, quase hipnóticos. A música, onde a distorção se sobrepõe à sonoridade pop característica da banda, conta com a participação de Jorri (a Jigsaw / The Parkinsons) no baixo.

Depois de já terem apresentado o seu novo disco em Évora, Lisboa, Cem Soldos, Aveiro, Porto e Ílhavo, nos próximos meses a digressão continuará por Portugal e Espanha. E por ser onde os "local affairs" mais fazem sentido, destacamos o concerto na sua Coimbra – cidade também da editora Lux Records e do estúdio Blue House – num regresso ao Teatro da Cerca de São Bernardo onde, no ano passado, celebraram com casa cheia e muitos músicos convidados, o 7º aniversário da banda. Este foi o concerto que deu o mote para a criação do novo longa-duração e só poderia ser lá o concerto conimbricense.

Esta é a lista completa das datas que já se podem anunciar, outras mais serão divulgadas, a seu tempo...

15 Junho // LISBOA // FNAC Colombo [showcase]
16 Junho // LISBOA // FNAC Vasco da Gama [showcase]
16 Junho // OEIRAS // FNAC [showcase]
23 Junho // COIMBRA // Teatro da Cerca de São Bernardo
06 Julho // PONTE DE LIMA // Festival Percursos da Música
07 Julho // OVAR // Casa do Povo
08 Julho // VILA DAS AVES // Chinfrim
19 Julho // ZARAGOZA (ES) // La Lata de Bombillas
20 Julho // MALGRAT DE MAR (ES) // [a anunciar]
21 Julho // BARCELONA (ES) // Niu
22 Julho // MONTGAT (ES) // Panoràmic
23 Julho // MADRID (ES) // secret show
23 Agosto // VILA REAL // [a anunciar]
08 Setembro // RONFE // Salão Paroquial - ExcentriCidade
19 Outubro // SETÚBAL // Casa da Cultura
14 Dezembro // FIGUEIRA DA FOZ // Centro de Artes e Espectáculos

Os BIRDS ARE INDIE surgiram lá atrás, em 2010, quando Joana Corker e Ricardo Jerónimo – um par já muito enamorado na altura e que tão bem enamorado continua(rá) – decidiram que era tempo de juntar três acordes e fazer uma música. Mas como só dois era pouco e afinal foram três acordes que os fizeram nascer, aos dois Birds juntou-se um amigo de longa data, Henrique Toscano. Estava montado o trio de afinados “pássaros” para definir um plano: serem uma banda. Ora e se três pontos definem um plano, três amigos mais três acordes, definem um distinto plano.

Se provas forem precisas para atestar que a geometria apresentada está correcta, no palmarés do trio contam-se já vários EP’s e três álbuns auto-editados: “How music fits our silence” (2012), “Love is not enough” (2014) e “Let’s pretend the world has stopped” (2016).

Com "Local Affairs" chegam ao seu 4º longa-duração, juntando-se agora à família da Lux Records, histórica editora de Coimbra, cuja actividade tem fervilhado nos últimos anos, com edições de The Twist Connection, Ghost Hunt, d3ö, Raquel Ralha & Pedro Renato, The Legendary Tigerman, Sean Riley & The Slowriders, entre muitos outros.

Em ebulição está também o estúdio conimbricense Blue House, onde o disco foi gravado, com a preciosa colaboração na produção de João "Jorri" Silva (a Jigsaw, The Parkinsons). Como este músico também se junta habitualmente ao trio, em palco, tornou-se de forma natural em convidado especial nas gravações, ao qual emprestou o seu talento nas teclas e no baixo.

Neste cenário de cumplicidade musical (e não só) que se tem sentido em Coimbra, a banda foi-se entregando a diversos “affairs” que influenciaram a construção do álbum, desde o som, a algumas letras, passando pelo “artwork”.

"Local Affairs" tem a assinatura dos Birds Are Indie: canções pop, com melodias contagiantes e descontraídas. Desta vez, com arranjos mais elaborados, acrescentam uma faceta algo musculada às composições, onde se sente a pulsão do baixo e o impulso da bateria, que convidam a abanar a anca e a bater o pé.
 

Sem comentários: