quinta-feira, 5 de julho de 2018

GUITARRAS AO ALTO NO SOL DA CAPARICA








Guitarras ao alto no Sol! O rock está de saúde e celebra-se em grande estilo na Caparica!

As sonoridades menos convencionais do rock também vão ter lugar n’O Sol da Caparica, dos históricos UHF (dia 17) e Peste & Sida (dia 16) aos mais recentes Paus (dia 16), Linda Martini (dia 16) e Frankie Chavez (dia 17).
UHF celebram quatro magníficas décadas ligadas à corrente!

O rock serve para unir gerações, para construir hinos, para definir épocas, mas também para rasgar convenções, para desbravar novos caminhos, para contestar o que merece ser contestado.

Foi assim nos alvores do punk. Os UHF surgiram em Almada em 1978, estão este ano a celebrar quatro décadas ligados à corrente e têm um disco novo cheio de grandes hinos contestatários ou puramente poéticos de Zeca Afonso.
Ao festival O Sol da Caparica, António Manuel Ribeiro e companhia levarão a bagagem dessas quatro décadas, os hinos que se estendem de “Cavalos de Corrida” a “A Minha Geração”. Um concerto obrigatório!

Sobre O Sol da Caparica, em entrevista de vida à revista Blitz, o vocalista dos UHF não hesitou em sublinhar a importância deste festival: “É que O Sol da Caparica, utilizando música portuguesa, reflete os concertos cheios que nós todos temos. Os Xutos têm os concertos cheios, os UHF têm os concertos cheios, os Resistência têm os concertos cheios. O Carlão tem os concertos cheios. Ali reflete-se aquilo que acontece em todo o país.”
Aqui vão eles cheios de vida! “pró Sol da Caparica”

Os Peste & Sida foram uma das bandas que surgiu na segunda geração punk nacional, na esteira de grupos como os Xutos e os próprios UHF. A banda de Veneno foi também responsável pelo verdadeiro hino geracional que meteu um país a cantar “aqui vou eu para a Costa”, a canção que deu nome ao nosso festival. A banda que já assinalou 3 décadas de agitada história promete levar aO Sol da Caparica o espetáculo de uma vida, com grande parte dos músicos que pautaram a sua história e todos os hinos prontos a serem cantados a uma voz.

Paus trazem novo álbum "Madeira" ao Sol da Caparica

Paus, um dos projetos responsáveis pelas constantes lufadas de ar fresco à "cena portuguesa".
Em 2018 trazem o mais recente disco conceptual, "Madeira", aO Sol da Caparica. Têm vindo a presentear o solo nacional com performances estonteantes, uma das grandes características apontadas a este magnífico quarteto e claro, nós estaremos lá para os receber!
Linda Martini de regresso a um festival que bem conhecem!

Um dos casos sérios do indie rock em portugal e com uma vasta legião de seguidores que não pára de crescer a cada palco que pisam, Linda Martini a todo o gás! Novo álbum a caminho e certamente novo reportório a apresentar n´O Sol da Caparica, dia 16 de Agosto.
Cláudia Guerreiro, Hélio Morais, André Henriques e Pedro Geraldes regressam mais fortes que nunca!
Frankie Chavez levará concerto especial para a Caparica!

Ainda do lado mais “canhoto” do rock nacional podemos esperar outra presença especial no cartaz d’O Sol da Caparica.
Frankie Chavez subira ao palco para um concerto em que irá estar rodeado de uma série de outros importantes guitarristas. Juntos, estes grandes músicos prometem celebrar o lado mais elétrico do nosso rock, com grandes diálogos feitos com seis cordas, muita arte e grandes canções.
Trio de Percussão - Pedro Carneiro em grande destaque no Anfiteatro Sol da Caparica

Finalmente, destaque para a presença na programação do anfiteatro do projecto de Pedro Carneiro.

Acompanhado por Alexandre Frazão na bateria e Jeffery Davis no vibrafone, Pedro Carneiro traz também a sua marimba ao Anfiteatro d’O Sol da Caparica para uma série de apresentações especiais que se focarão numa outra ideia dos sons de percussão.

Pedro Carneiro é um músico, chefe de orquestra, compositor e solista de renome internacional e nas suas viagens como mundo já se apresentou como solista convidado perante formações tão prestigiadas como a Los Angeles Philharmonic ou a Seattle Symphony Orchestra. Em Portugal é fundador da Orquestra de Câmara Portuguesa e da Jovem Orquestra e a sua actividade, artística e de dinamização cultural, já foi várias vezes premiada.

Acompanhado por duas verdadeiras “feras” – o brasileiro Alexandre Frazão que há mais de 30 anos é um dos mais requisitados e aplaudidos bateristas portugueses e o canadiano Jeffery Davis que também já reside no nosso país desde 1985 – Pedro Carneiro assinará concertos especiais, envolventes que prometem transportar todos os que passarem pelo Anfiteatro para mundos exóticos feitos de sons hipnóticos e de ritmos irresistíveis. Tanto para os pés como para a cabeça!

Bilhetes à venda em: https://ticketline.sapo.pt/evento/o-sol-da-caparica

Mais informações do festival em: http://www.osoldacaparica-festival.pt

Sem comentários: