terça-feira, 17 de julho de 2018

SONOSCOPIA POR AÍ














Fora de Portas: Filho da Mãe, Pedro Melo Alves e Will Guthrie com David Maranha são os três concertos que encerram mais um ano de Pôr-do-Sol nas Virtudes, que em 2018 contou com sonoridades exploratórias de artistas tão especiais como Lucrecia Dalt, Paolo Angeli ou Spires That In The Sunset Rise. De 17 a 22 de Julho em Coimbra, a Sonoscopia estará presente no festival Dar a Ouvir, que volta a ter como ponto de partida as paisagens sonoras da cidade. Iremos apresentar a oficina Atlas de Instrumentos Utópicos, o percurso sonoro INsono: o ouvido secreto das plantas e o concerto do Srosh Ensemble, acompanhado com um jantar cozinhado pelos próprios músicos. Depois de três edições confinadas ao limitado espaço físico da Sonoscopia, o No Noise expande este ano o conceito de "Menor Festival de Verão" para uma área bastante mais vasta e uma programação que inclui concertos, instalações sonoras, bancas com edições independentes e um espaço dedicado às crianças, o Kindernoise. Para manter a coesão territorial e ética na abordagem DIY que caracteriza o festival, este ano o No Noise será no Convento de Francos, no Porto, um espaço com cerca de 6000 m2 com inúmeras salas e um grande espaço verde que é habitado diariamente por três galinhas e uma simpática família de quatro cabras. É no próximo dia 4 de Agosto e os bilhetes estão à venda na Bunker, na Louie Louie e na Matéria Prima, no Porto. Todos os detalhes mais abaixo!

ATÉ 03 AGOSTO 2018
Pôr-do-Sol nas Virtudes
Borja Flames / Spires That In The Sunset Rise / Filho da Mãe / Pedro Melo Alves / Will Guthrie & David Maranha
Porto / Jardins da Cooperativa Árvore / 19:00
CONCERTOS / ENTRADA LIVRE

A Cooperativa Árvore e a Sonoscopia propõem mais uma edição do Pôr-do-Sol nas Virtudes. Todas as sextas-feiras de 15 de Junho a 3 de Agosto, nos intimistas jardins da Cooperativa Árvore, podem-se ouvir algumas propostas musicais criteriosamente escolhidas para este local emblemático. O pôr-do-sol sobre o rio Douro adquire assim novas cores e texturas, envoltas pelas sonoridades exploratórias de artistas tão especiais como Lucrecia Dalt, Paolo Angeli ou Spires That In The Sunset Rise.

06 Julho: Borja Flames (fr)
13 Julho: Spires That In The Sunset Rise (us)
20 Julho: Filho da Mãe (pt)
27 Julho: Pedro Melo Alves (pt)
03 Agosto: Will Guthrie (au) & David Maranha (PT)

17 - 19 JULHO 2018
Atlas de Instrumentos Utópicos
Coimbra / Convento São Francisco / 18:00
OFICINA

19 - 22 JULHO 2018
INsono: o ouvido secreto das plantas
Coimbra / Jardim Botânico da Universidade de Coimbra / 10:00 - 19:00
PERCURSO SONORO

19 JULHO 2018
Srosh Ensemble
Coimbra / Convento São Francisco / 19:00
CONCERTO + JANTAR
 
Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade
 
A edição deste ano do Dar a Ouvir volta a ter como ponto de partida as paisagens sonoras da cidade. Com este sentido, entre os dias 1 de Julho e 2 de Setembro, há um percurso sonoro na cidade para descobrir, que liga o Convento São Francisco ao Jardim Botânico, com passagem pelo Parque Manuel Braga, junto ao Museu da Água. Além das instalações sonoras apresentadas, o percurso explora as paisagens e ambientes sonoros dos lugares, oferecendo ao visitante a possibilidade de os experienciar numa perspetiva a que raramente somos sensíveis. À semelhança do que aconteceu na primeira edição em 2017, este ano o Convento São Francisco continuará a ser um lugar privilegiado para escutar as paisagens sonoras que vão soar e ressoar no Dar a Ouvir. Na sua segunda edição, procura ampliar as linhas de programação, ancorada na temática da natureza, transversal a todas as propostas artísticas apresentadas, numa programação a evocar a concepção de “paisagem sonora natural” elaborada pelo compositor e investigador de ambientes sonoros Murray Shafer. Os argumentos e referências de grande riqueza e originalidade que o autor convoca da literatura, música, artes e ciência, foram um mote inspirador para a programação que agora se apresenta. Projecto desenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro em coorganização com o Município de Coimbra.
 
04 AGOSTO 2018
No Noise #4
Porto / Convento de Francos / 11:00 - 23:00
FESTIVAL DE MÚSICA EXPERIMENTAL & DIY

Info + Bilhetes
Bilhetes: 12# Venda antecipada / 15# Próprio dia
Locais de venda: Bunker Store, Louie Louie, Bunker Store e Matéria Prima
Morada: Convento de Francos - R. Travagem 390, Porto
(em frente à paragem de metro de Francos)
Comida gratuita / Entrada livre para crianças

Concertos
David Maranha & João Alves (pt) / dUAS sEMI cOLCHEIAS iNVERTIDAS (pt) / Ignaz Schick (de) / Ignaz Schick & Pedro Serrano (de/pt) / Innassaah Duo (nl/pt) / João Pais Filipe (pt) / Krake (pt) / Parpar (pt) / Paul Abbott & Keira Greene (uk/pt) / Paulo Eno e os Rantanplónicos (pt) / RRR (fr/pt) / Stereoboy (pt) / Thea Soti, Mike McCormick & Mascha Corman (de/ca) / Will Guthrie (au)

Instalações Sonoras
Draper Point / Otolith Organs (Sonoscopia)
Sandes (Maria Mónica & Jorge Queijo)

Kindernoise
Actividades para crianças vanguardistas com
Teatro de Ferro: Os extraterrestres, workshop de construção e manipulação de marionetas.
Erva Daninha: 1.5ºC Ponto de Equilíbrio, espectáculo de novo circo.
Oficina Arara: Oficina de construção de máscaras.

Depois de três edições confinadas ao limitado espaço físico da Sonoscopia, o No Noise expande este ano o conceito de menor festival de Verão para uma área bastante mais vasta e uma programação alargada que inclui concertos, instalações sonoras, bancas com edições independentes e um espaço dedicado às crianças do futuro - o Kindernoise. Para manter uma coesão territorial e ética na abordagem DIY que caracteriza este festival, este ano estaremos no Convento de Francos, um espaço com cerca de 6000 metros quadrados com inúmeras salas e um grande espaço verde que é habitado diariamente por três galinhas e uma simpática família de quatro cabras. Contrariamente à tendência de transformação de espaços devolutos da cidade em grandes empreendimentos turísticos, este convento que está a ser lentamente recuperado por uma pequena associação de fieis e será transformado num centro de espiritualidade, tolerância religiosa e cultura, assume-se assim como um espaço aberto à população e onde podemos usufruir de uma calma e silêncio raros nos meios urbanos. Em sintonia e em paralelo com este espaço, introduzimos várias novidades na edição deste ano do No Noise, que se irá iniciar logo pela manhã com o Kindernoise, um espaço dedicado aos vanguardistas mais novos, com workshops, teatro de marionetas, música e circo. Ao longo do dia haverá quinze pequenos concertos distribuídos por vários pontos do convento onde se poderão ouvir alguns nomes consagrados da música experimental como Will Guthrie, Ignaz Schick ou os portugueses David Maranha e Paulo Eno. Durante todo o festival haverá também em permanência várias instalações sonoras, bancas de edições independentes e uma selecção gastronómica para todos os gostos.

Pairando sobre toda o oferta cultural estará também o espírito veranil, onde a brisa marítima é substituída pelo fresco aroma do grande jardim que envolve o convento. Apesar do crescimento, o No Noise mantém-se como pequeno festival feito para os músicos e para o público. Acreditamos ser ainda possível ligar as comunidades através da música e deixar de parte toda a teia de realidade burocrática e económica que acaba por envolver a maior parte dos eventos culturais. Nesta perspectiva, o No Noise é um não-festival, um ponto de encontro e de debate internacional em torno do experimentalismo.
 
A Sonoscopia estará presente com a oficina Atlas de Instrumentos Utópicos, o percurso sonoro INsono: o ouvido secreto das plantas e o concerto/jantar de Srosh Ensemble.

A Sonoscopia é uma associação para a criação, produção e promoção de projectos artísticos e educativos, centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos interdisciplinares com a literatura, a dança, o teatro e as artes visuais. Desde a sua criação, em 2011, produziu mais de 500 eventos, criações artísticas, actividades pedagógicas e publicações. Esteve presente em cerca de 20 países europeus, bem como em geografias tão distantes quanto os Estados Unidos, o Líbano, o Japão, a Tunísia ou os Emirados Árabes Unidos. Acolheu no seu espaço no Porto, concertos, criações e residências de centenas de artistas de todo o mundo, sendo uma referência a nível europeu na música experimental, improvisada e electroacústica.

Rua da Prelada 33
4250-376 Porto, Portugal

Sem comentários: