segunda-feira, 2 de julho de 2018

VIOLINISTA IAN ESTREIA O SEU PROJETO A SOLO




















IAN é Ianina Khmelik, violinista russa, nascida e criada em Moscovo. Reside em Portugal há mais de uma década, é cantautora e violinista na Orquestra Sinfónica do Porto.

IAN (o projeto) caracteriza-se pela fusão de elementos pop, trip-hop e eletrónica com uma forte presença de instrumentos clássicos como piano acústico e violino, frutos da experiência clássica de Ianina.

A música nunca foi algo estático na vida da artista. “Estáticas são as partituras que se tocam escritas em papel. O resto, o resto está por se fazer. Vejo a minha música como uma pedra na minha vida, tenho que a atirar para algum lado e depois tenho de correr para ver onde caiu e que estragos fez. É essa a minha constante, a luta entre acção e reação“.

"Weird", o single de lançamento, teve o seu vídeo-clip criado em parceria com a Scream School Moscow através dum desafio lançado a alunos para que interpretassem o tema em diferentes vídeos e conceitos, sujeitos posteriormente a um concurso interno.
A escola foi já responsável por videoclipes de artistas como os One Republic e é uma das mais conceituada na área de grafismo para cinema, animação, vídeo jogos e multimédia.

Chegou a Portugal com 15 anos. Sozinha com o seu violino, que a acompanha desde os seus 4 anos de idade. A primeira digressão pelo mundo fora na Orquestra Virtuosos de Gnessin, com apenas 8 anos, levou-a um pouco por todo o mundo. Desde cedo se percebeu que o seu talento para a música era inato.

Hoje é o 1.º violino na Orquestra da Casa da Música do Porto. Todas as semanas na Sala Suggia interpreta os clássicos e os contemporâneos de forma exímia. A vida de IAN nasce depois das pautas e da música dita clássica. O rigor e a estética fazem também o resto do seu caminho.

O verão de 2018 marca o início da sua grande aventura. Depois de atuar em duas das mais emblemáticas salas do país, como artista de abertura nos concertos dos Coliseus de Lisboa e Porto dos The Gift, IAN prepara-se para lançar o seu primeiro disco e apresentar o seu projeto a solo.
 

Sem comentários: