Homenagens, mensagens e cumplicidades no Sol da Caparica!
Zeca Afonso presente no Sol da Caparica pelas mãos de Amor Electro, A Arte tem consciência ambiental de Bordallo II e UHF em celebração com convidados muito especiais!
Zeca Afonso pela voz de Marisa Liz no concerto de Amor Electro
Marisa Liz, voz e rosto dos Amor Electro, falou ao Sol da Caparica sobre o concerto que se avizinha: “Nós vamos apresentar não só o nosso novo disco #4 mas também revisitar os nossos álbuns anteriores.” No alinhamento estará também a sentida homenagem que dedicaram recentemente a Zeca Afonso.
A cantora explica que tocar ao lado de tanto talento nacional é um privilégio. “Claro que sim, é uma grande oportunidade. É sempre bom quando um País olha para dentro e vê o talento que tem. É emocionante saber que temos um festival que homenageia, representa e promove aquilo que é nosso. Só nos podemos orgulhar de fazer parte de um festival que celebra a língua portuguesa”.
No novo álbum de Amor Electro há uma vénia a um gigante da música popular portuguesa que tem sido muitas vezes escutado n’O Sol da Caparica. “O Zeca Afonso tem um peso gigante na nossa cultura, não só pelas as músicas que associamos diretamente à revolução, mas essencialmente porque que era um músico e compositor de exceção. Nós fizemos esta versão em primeiro lugar pelo lado emocional, porque é uma música que cantamos aos nossos filhos desde que nasceram até hoje, depois porque queríamos fazer uma versão de um tema em português, emocionalmente fazia sentido que fosse este. Ficámos tão satisfeitos com o resultado final e queríamos tanto homenagear o trabalho do Zeca que é a única versão que temos neste disco. Infelizmente ele não a pode ouvir, mas espero que os amigos e a família gostem”.
Baleia de Bordalo II avistada no mar da Caparica!
O conceituado artista plástico Bordalo II aceitou uma encomenda especial d’O Sol da Caparica e da Câmara Municipal de Almada e vai construir uma baleia de cerca de seis metros que estará exposta no recinto do festival e posteriormente será colocada num local especial escolhido pela CMA.
Em entrevista à Sic, Bordalo II explicou que boa parte dos materiais desta peça foram recolhidos na Costa: “fazia sentido fazer algo assim, já que a baleia é um animal muito afetado pela poluição no mar, tal como de resto vários outros, incluindo os seres humanos”. Em Bordalo II, a arte carrega uma óbvia mensagem de contornos ecológicos, o que vai de encontro à mensagem de um festival que professa harmonia com a natureza, sobretudo com o oceano de que é naturalmente vizinho.
“A peça levará cinco dias a concluir e será transportada por secções para posterior montagem no local do recinto”, explicou o artista. Já é fácil adivinhar qual será um dos maiores protagonistas das selfies desta edição d’O Sol da Caparica.
UHF celebram quatro magníficas décadas ligadas à corrente com convidados especiais, com as presenças de Tim e Renato Júnior!
O rock serve para unir gerações, para construir hinos, para definir épocas, mas também para rasgar convenções, para desbravar novos caminhos, para contestar o que merece ser contestado. E, obviamente, para reencontrar velhos companheiros.
Ao festival O Sol da Caparica, António Manuel Ribeiro e companhia levarão a bagagem dessas quatro décadas, os hinos que se estendem de “Cavalos de Corrida” a “A Minha Geração”. Um concerto obrigatório que ainda por cima contará com convidados especiais: António Manuel Ribeiro anunciou que Tim, dos Xutos e Pontapés, e Renato Gomes, membro fundador dos UHF, irão ambos pisar o palco ao seu lado, transformando esta apresentação num momento único.
Sobre O Sol da Caparica e em entrevista de vida à revista Blitz, o vocalista dos UHF não hesitou em sublinhar a importância deste festival: “É que O Sol da Caparica, utilizando música portuguesa, reflete os concertos cheios que nós todos temos. Os Xutos têm os concertos cheios, os UHF têm os concertos cheios, os Resistência têm os concertos cheios. O Carlão tem os concertos cheios. Ali reflete-se aquilo que acontece em todo o país”
Sem comentários:
Enviar um comentário