quarta-feira, 12 de setembro de 2018

NO TEATRÃO EM COIMBRA




















Na nova temporada da OMT, a Tabacaria continuará a ser sala de visitas para música portuguesa alternativa. Esta sexta acolhemos concerto da banda bracarense Máquina Del Amor, que junta membros dos Peixe:Avião e Smix Smox Smux.

Maquina del Amor
14 de Setembro, 22h
Tabacaria da OMT
Entrada: 5 euros

O quarteto está de regresso aos álbuns com um título curioso: “Disco”, nascido de uma residência artística no GNRation em novembro passado. A música de Maquina del Amor, mistura rock, música eletrónica, um post rock sedutor em que o ruído é apropriado e utilizado como recurso musical.
 
Nova programação até dezembro:

Benjamim
(Música)
Tabacaria
27 de setembro | 22h
Entrada 5 EUR

“1986” é fruto de uma parceria de Benjamim com o britânico Barnaby Keen e trata-se de um exercício de reciprocidade e partilha. O resultado são oito canções intercaladas, separadas pela língua e unidas pelo contexto. A estreia ao vivo teve lugar no Festival Músicas do Mundo de Sines. “Warm Blood” e “Terra Firme” são dois dos temas do disco e têm merecido grande destaque nas rádios nacionais. O formato a apresentar inclui os temas mais recentes e revisita também “Auto Rádio” em modo acústico e intimista.

Ditch Days
(Música)
Tabacaria
4 de outubro, 22h
Entrada: 5 EUR

Ditch Days nasceram do desejo de dar forma ao imaginário de Guilherme Correia, José Crespo e Luís Medeiros. É numa toalha estendida na areia de uma qualquer praia californiana, durante a exibição ao ar livre de um qualquer filme de cinema dos anos 90, que surgem as melodias dreamy e indie da banda lisboeta. Entre 2016 e 2017, os Ditch Days levaram “Liquid Springs”, o lugar imaginado que dá nome ao seu álbum de estreia, a todos os pontos do país e a festivais como Festins, Gliding Barnacles ou Indie Music Fest. Em 2018, regressaram aos temas novos com “Downtown”, o primeiro de três« singles compostos durante um retiro criativo na aldeia de Alvorninha, perto das Caldas da Rainha, e aperfeiçoados ao longo de uma tour europeia de dez datas durante o mês de Março.

ENES
(Música)
Tabacaria
19 de outubro, 22h
Entrada: 5 EUR

O que fazer com 1001 experiências adquiridas em tantos hemisférios geográficos e musicais? O que fazer com uma bagagem carregada de ideias, prosas, inquietudes e melodias que, “sem moralizar”, tanto bebem influência no altar do ambiente music como nos frenéticos ritmos da América do Sul? Andrés Malta tem a resposta: ENES. O que não é mais que juntar Jonny Abbey na guitarra, na bateria Gonçalo Lemos, Leonardo Pinto como teclista e Jay no baixo, e começar a traduzir sentimentos, pesares, dores e alegrias num cocktail explosivo de temas rock, pintalgados de arranjos pop, e com uma secção rítmica protagonizada por uma electrónica de pés a puxar para a pista de dança.

Capitão Fantasma
(Música)
Tabacaria
31 de outubro, 22h
Entrada: 5 EUR
Os Capitão Fantasma não precisam de apresentação, são uma banda mítica e, desde 1988, os reis do Rockabilly/Psychobilly/Rock & Roll Português. Jorge Bruto é o seu líder carismático. Foi mentor de inúmeros projetos e como parar é morrer continua a fazer música. O movimento punk ou rockabilly português nunca existiria sem este Senhor.`
Senza
(Música)
Tabacaria
9 de novembro, 22h
Entrada: 5 EUR

SENZA comporta uma mensagem de profunda união, não só na estética musical, como cultural. É um projeto musical criado por Catarina Duarte e Nuno Caldeira depois de uma viagem de três meses à Ásia. Na sonoridade das canções é possível reconhecer o encontro de estilos musicais e sonoridades dos diversos países de Língua Portuguesa. Um estilo musical a que chamam fusão-lusófona. A presença de influências musicais de Portugal, Brasil, Cabo Verde e outros países de Língua Oficial Portuguesa faz de SENZA um produto unificador da lusofonia, com potencial para divulgação da Língua e Cultura Portuguesas. Uma história fascinante, com uma sonoridade original e surpreendente.

Huggs + Go Cactus (ES)
(Música)
Tabacaria
15 de novembro, 22h
Entrada: 5 EUR

Simultaneamente inspirados do panorama underground britânico e pelas baladas românticas típicas dos anos 50 e 60, os Huggs nascem do contraste entre as melodias contagiantes do Duarte Queiroz na guitarra e voz e a irreverência punk e bateria pesada do Jantónio, quando os dois se conhecem por acaso num projecto de faculdade. Ao vivo apresentam-se como power trio, contando para isso com a ajuda do Guilherme Correia (Ditch Days) que, depois de assistir a um ensaio, não só se encarregou do baixo como ajudou a produzir e completar as primeiras canções da banda.

Medeiros / Lucas
(Música)
Tabacaria
23 de novembro, 22h
Entrada: 5 EUR
MEDEIROS/LUCAS é o projecto que junta Pedro Lucas e Carlos Medeiros na construção de uma nova topografia da música popular portuguesa. “Sol de Março” é o disco que se segue a “Terra do Corpo” (2016) e “Mar Aberto” (2015). Um registo mais luminoso que os anteriores e uma aposta numa sonoridade mais dançante. O ano de 2017 garantiu-lhes concertos no Festival Músicas do Mundo de Sines, Bons Sons, Raízes do Atlântico, MED Loulé, Serralves em Festa e ainda duas datas no festival Rudolstadt (Alemanha). “Sol de Março” foi editado a 16 de Março 2018.

Sem comentários: