sexta-feira, 7 de setembro de 2018

O TRABALHO DÁ QUE PENSAR








Nos próximos dias 14, 15 e 16 de Setembro realiza-se o Encontro da Fundação Francisco Manuel dos Santos. O Encontro deste ano, intitulado “O trabalho dá que pensar”, tem lugar marcado no Jardim Botânico Tropical.

Três dias, três concertos. Pela primeira vez, a música ocupa um espaço central num Encontro da Fundação. Do Fado ao Jazz, do Blues à música clássica, a Fundação convida para três concertos únicos.

Ana Moura, Ricardo Ribeiro e Tiago Bettencourt são alguns dos artistas convidados.

PROGRAMA DOS CONCERTOS

14 SET: 23H00: LABUTAR

Ricardo Ribeiro e João Paulo Esteves da Silva sobem ao palco num concerto único que conta também com a participação especial de Nazaré da Silva. O encontro entre o Fado e o Jazz dá origem a um espetáculo focado nos grandes temas das suas vidas, músicas emblemáticas que unem os dois artistas e que criam um universo de cumplicidades entre os dois.

15 SET: 22h50: CABO DOS TRABALHOS

Cabo dos Trabalhos é um projecto musical constituído especialmente para o Encontro da FFMS por Ana Moura, Frankie Chavez, Paulo de Carvalho e Tiago Bettencourt e produzido por Pedro Puppe. Um momento cheio de surpresas para o qual foram escolhidos temas intemporais como a Construção de Chico Buarque ou a Muda de Vida de António Variações.

16 SET: 19h20: THE WHOOP GROUP

The Whoop Group é um quarteto de jovens saxofonistas polacos do Fryderyk Chopin Music Academy.

SOBRE O ENCONTRO

Em que medida é que o trabalho como o conhecemos tem data de validade? Quais as principais transformações sociais, económicas e culturais que estão a mudar o mundo do trabalho? Que profissões estão em risco de desaparecer? Que influência terá a automação na repartição dos rendimentos? Deverão os robots ser fiscalmente onerados? Como garantir que há uma transferência de experiência e de conhecimento inter-geracional no mercado? E quais as implicações da uberização do trabalho?

Porque O Trabalho dá que pensar, a Fundação convidou vários dos maiores especialistas nacionais e internacionais em diversas áreas. A Jimmy Wales, co-fundador do Wikipedia, juntam-se alguns dos mais reputados economistas mundiais: David. H. Autor, Juan Dolado, Jean Pisani-Ferry, Martha J. Bailey e Sérgio Rebelo. Estarão também presentes grandes especialistas em inteligência artificial: Arlindo Oliveira, Luis Moniz Pereira e Manuela Veloso; o biólogo e fisiologista Jared Diamond, e reputados nomes das artes como Ana Padrão, Leonel Moura e Pedro Gadanho.

Sem comentários: