terça-feira, 11 de setembro de 2018

O URSO POLAR DE VASCO VILHENA A 14 DE SETEMBRO










Olá! Sou o Urso Solar, um mensageiro da Natureza. Surgi da vontade que Vasco Vilhena tinha de mudar de pele e parar de escrever canções de amor. Depois de lançar Treze, o seu primeiro álbum, em Janeiro de 2014, sentiu que era necessário alterar a fórmula. Entretanto, neste intervalo de 4 anos, completou o curso de Jazz da JB Jazz, escreveu novas canções e reuniu amigos para gravar umas quantas - que são aquelas que compõem este disco, cujo título adopta o meu nome. Parece que sou uma personagem importante…!

Em Junho mostraram-me ao mundo em formato de videoclip, com o single Urso Solar. Em Agosto, Vasco despiu a Pele, que corresponde à primeira de três camadas de canções de amor (sim, isso mesmo, as restantes são Carne e Osso). A cada camada, eu, Urso Solar, vou-me desmaterializando. No final do álbum, perco a batalha, e morro. A minha mensagem, essa, persiste: o Homem anda distraído com emoções, e por isso não consegue focar-se em questões que considero bem mais importantes, como o aquecimento global e a extinção de espécies.

No dia 14 de Setembro, o disco-com-o-meu-nome será lançado nas plataformas online. Para dar tempo para o escutar com calma, aparecerei (e morrerei) ao vivo no mês seguinte. O concerto está marcado para dia 11 de Outubro no Clube Ferroviário, às 22h. Diz que há evento no Facebook. Redes sociais… Mais uma daquelas coisas em que os humanos desperdiçam tempo.

Vasco Vilhena nasceu em 1993, em Lisboa, mas cresceu no Alentejo. Estudou música no Conservatório de Lisboa e na JB Jazz, assim como Som na Restart.

Discografia:
Treze (2014)
Urso Solar (2018)

Sem comentários: