De 11 a 20 de Outubro a Casa do Povo em Ovar recebe a 4ª edição do NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa. Concertos, debates, workshops e muito mais fazem parte da 4ª edição do festival que tem como objectivo dar a conhecer as novas sonoridades e projetos da Música Portuguesa.
Tape Junk, The Teasers, Jóni Oliveira, :papercutz, Electric Man, Midnight Ambassador, The Twist Connection, Raquel Ralha & Pedro Renato, Tipo, The Walks e Caio são os nomes que fazem parte do alinhamento.
A 4ª edição do NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa tem inicio já na próxima quinta feira, 11 de Novembro com o debate “A Rádio com passado tem futuro”, moderado por Carlos Nuno Granja.
A partir das 21.30, o auditório da Casa do Povo vai receber como convidados 2 grandes nomes da rádio nacional, António Macedo e Teófilo Fernando.
Apesar das constantes mudanças verificadas nos meios de comunicação social, a rádio tem sustentado a sua importância e tem conseguido adaptar-se ás novas correntes da globalização. Esta conferência com dois radialistas de grande qualidade, cujos trabalhos são reconhecidos no meio, é o mote para um debate em torno do futuro da rádio no nosso país, com um olhar mais atento sobre a rádio local e sua importância na formação de públicos e na descoberta de talentos.
Dia 12 de Outubro o primeiro nome a subir ao palco do Auditório da Casa do povo é Tape Junk, o projecto de João Correia.
Os Tape Junk são acima de tudo uma banda de palco. Através de uma linguagem simples e, simultaneamente, intensa, João Correia escreve sobre situações do quotidiano com as quais facilmente nos identificamos: histórias comuns, situações inusitadas, episódios caricatos ou simples romances. São essas história a revelar em primeira mão no NOVO.
Dizem que são uns 4 malucos saídos de um sotão apenas para o rock… será? Amigos de escola que vivem pelos riffs pesados e volume no máximo.
O stoner, o metal e o punk juntaram-se e criaram o som dos The Teasers, um NOVO talento nacional a jogar em casa. Pelas 23h do dia 12, prometem encher o auditório da Casa do Povo.
O segundo dia de concertos do NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa inicia-se pelas 18h no largo exterior da Casa do Povo em Ovar.
Nascido em Portugal mas criado na Inglaterra, Midnight Ambassador faz a sua estreia mundial no NOVO. Fruto de inspiração em sonoridades distantes como R&B ou indie pop, procura tendências em nomes tão diversos como Childish Gambino, Caravan Palace, Glass Animals ou Ariana Grande, sempre com a paixão da música nuva versatilidade única, quebrando barreiras. Ao NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa, trazem em estreia as suas canções numa apresentação única e exclusiva de uma banda que reparte entre o Alentejo e a Inglaterra o seu dia-a-dia
Ainda no dia 13 de Outubro, o largo exterior da Casa do Povo recebe Electric Man pelas 21.30h. Electric Man é Tito Pires que, depois de se lançar a solo está de regresso com “Electric Domestique”. Aventura de exploração 'Do It Yourself' em formato "one man band" por entre as paredes da sua casa revela-se num universo diverso e criativo construído entre efeitos sonoros, batidas electrónicas, guitarra, sintetizador, theremin e voz, evidenciando a sua identidade musical em ponto de ebulição, ebulição essa para sentir no NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa.
O terceiro nome a passar pelo dia 13 de Outubro no NOVO é mais um projecto local, Jóni Oliveira. Jóni Oliveira desde tenra idade, demonstrou grande apetência para a música. Com 17 anos juntou um pequeno grupo de amigos e forma a sua primeira banda de Punk rock onde também cantava (The Pucks), teve participações enquanto Baterista e Vocalista em Bandas de Ovar como Lola Muff ou Pevides de Cabaça… mas o passado já lá vai… e em 2018 Jóni Oliveira decide finalmente seguir o seu sonho a solo. O som do Rock cantado em português misturando o psicadélico dos Anos 60 onde o Surf Rock se Funde com as Influências do Boom do Rock Português, assim se define. A Estreia está marcada para 13 de outubro no NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa, palco que sonha pisar como se tratasse da lua, a partir das 22.30h no largo exterior da Casa do Povo
A fechar a noite do dia 13 de Outubro aquela que foi a última confirmação da edição de 2018 do NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa, :papercutz
Os :papercutz têm vindo a desvendar a sua nova sonoridade em festivais internacionais. Catarina Miranda conhecida pelo seu trabalho como emmy Curl e que passou pelo festival RTP da cançãp, é um dos elementos responsáveis por essa nova abordagem sonora, evocando harmonias pop e motivos corais encontrados em geografias não ocidentais em consonância com o produtor Bruno Miguel.
Polirritmia e melodias interpretadas por sintetizadores analógicos, batidas urbanas, texturas ambientais e percussões de raiz tribal são outros dos elementos que se dispersam pela estética renovada do projecto Portuense a marcar presença no NOVO
Dia 18 de Outubro o NOVO é dedicado aos mais novos com “Os mais novos no NOVO”
Carlos Nuno Granja a partir das 16h30 recebe alunos do 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade.
As oficinas visam a integração dos mais novos no ambiente radiofónico nas suas diversas vertentes. A importância da voz está bem patente e os exercícios propostos vão ao encontro dessa evidência, a voz é uma ferramenta preponderante para a concretização dos programas.
Entre entrevistas de improviso e leituras em voz alta, os mais novos vão ter oportunidade de ouvir a sua voz na rádio, num sistema divertido e interativo.
Um dia dedicado aos mais novos, que também terão a oportunidade de conhecer o estúdio de uma rádio por dentro.
Inscrições até dia 15 de Outubro para o email novo@radioavfm.net
Na segunda semana do festival, o dia 19 de Outubro abre pelas 22h com o projecto Raquel Ralha & Pedro Renato no Auditório da Casa do Povo.
Juntos desde os tempos dos Belle Chase Hotel, Raquel Ralha & Pedro Renato prosseguiram caminho com Wraygunn, Azembla’s Quartet, Ellas e, mais recentemente, com Mancines. A convite do programa “Cover de Bruxelas” da RUC, juntaram-se como um duo, para gravar 3 ‘covers’, que não eram de Bruxelas mas sim os temas “Nerves” dos Bauhaus, “Peek-A-Boo” de Siouxsie and The Banshees e “Right Now” de Herbie Mann/Mel Tormé, temas que serviram como motor de arranque a “The Devil’s Choice, Vol. I”, o NOVO trabalho do projecto que Ovar vai conhecer dia 19 de Outubro
A fechar a noite no dia 19 de Outubro, o palco do auditório da Casa do Povo recebe a banda de Coimbra The Twist Connection. The Twist Connection dispensam apresentações e depois da estreia em grande lançaram em Junho o seu segundo disco simplesmente intitulado “Twist Connection”. Após os concertos de apresentação do disco, a prioridade principal definida pela banda para o biénio 2018/2019 é tocar ao vivo, e o NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa, faz-lhes a vontade e abre as portas para quem quer dançar ao som de “Dancing in dark”.
A Raquel Ralha vai estar também em palco com a banda de Coimbra, agora que o projecto virou quarteto
Dia 20 de Outubro é o último dia do NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa. Ao final da tarde pelas 18h, o largo exterior da Casa do Povo vai receber Caio.
Quando inventou a roda, a humanidade inventou também a viagem… A roda de Caio, que circula por estradas feitas de melodias folk e de poemas que só o coração entende. “Mundo Incerto” é o álbum NOVO de um NOVO talento, enorme em corpo jovem com apenas 20 anos e sem dúvida que merece toda a atenção no sábado, dia 20 de Outubro.
O Stand up merece igualmente destaque no NOVO.
Dia 20 de Outubro, o Jovem Conservador de Direita estreia no NOVO o seu mais recente espectáculo, na sua vertente cultural.
Um ano depois de terem tentado censurar a voz mais lúcida e inteligente de Portugal, o Doutor regressa com uma nova palestra – O Supremacista Cultural – onde explica e insere cultura nos cérebros dos cidadãos portugueses. Cultura é sinónimo de liberdade e o Doutor quer dar a liberdade às pessoas de pensarem como ele.
Porque só assim serão verdadeiramente livres.
No Largo exterior da Casa do Povo a partir das 21.30h
A noite de 20 de Outubro segue a bom ritmo no largo exterior da Casa do Povo. Pelas 22.30h, Tipo dá-se a conhecer… a solo.
Tipo nasceu no remoto ano de 2015 quando Salvador Menezes, um Tipo dos You can’t Win Charlie Brown decidiu tirar uma semana e meia de férias da sua aborrecida rotina. Dessa semana e meia resultaram quatro músicas - umas mais completas que outras. Para não procrastinar ou desistir do projecto, decidiu nesse mesmo ano concorrer ao apoio fonográfico da GDA.
Ganhou… e o NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa, ganha um novo projecto que merecidamente está no NOVO
A fechar a 4ª edição do NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa, o auditório da Casa do Povo recebe a pré apresentação do novo disco dos The Walks.
De Coimbra chegam os The Walks que regressam em 2018 com o disco “Opacity”. Ritmos ondulantes e dançáveis com uma forte presença de elementos de percussão, guitarras coloridas e uma voz hipnótica servem de pano de fundo a uma mensagem irónica, entre a utopia individual e a realidade que será apresentarem-se no NOVO dia 20 de Outubro para viver esta segunda parte da caminhada. Uma oportunidade única e em primeira mão para conhecer as novas canções.
De 11 a 20 de Outubro, Ovar recebe o NOVO – Mostra da Nova Música Portuguesa. O NOVO é uma produção Rádio AVFM e Casa do Povo
Toda a informação está disponível para consulta no site: radioavfm/novo
A entrada é livre

Sem comentários:
Enviar um comentário