segunda-feira, 19 de novembro de 2018

SONOSCOPIA CONVIDA














24 NOVEMBRO 2018
Microvolumes 3.97
Julius Gabriel & José Marrucho / Rajada
Porto / Sonoscopia / 19:00
CONCERTO COM OFERTA DE JANTAR - 6 SONOS

Julius Gabriel (de) - Saxofone
José Marrucho (pt) - Bateria
Julius Gabriel é saxofonista, compositor e improvisador e cria música a solo para saxofone soprano, tenor e barítono, bem como para saxofone eléctrico. Além de inúmeras colaborações, é membro fundador de grupos como os About Angels and Animals, Blutiger Jupiter, Das Behälter, Ikizukuri e Paisiel. Faz ainda parte da Blue Shroud Band de Barry Guy, sob cuja direcção toca também na London Jazz Composers’ Orchestra. José Marrucho é percussionista e estudou na Academia de Música e Dança do Fundão, no Hot Clube de Lisboa e na Esmae no Porto. Tocou em projectos e com músicos como Zelig, Carlos Azevedo, Bernardo Moreira, Pedro Moreira, Mário Santos, João Moreira, Claus Nimark, Filipe Melo, João Mortágua, Nuno Ferreira, Pedro Barreiros, Gileno Santana, Hugo Carvalhais, Ivan Paduart, Pedro Madaleno, Nelson Cascais, Rita Martins, Vasco Agostinho ou os ensembles da Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Big Band do Hot Clube.

Rajada
Pedro Sousa (pt) - Saxofone
Miguel Mira (pt) - Violoncelo
Afonso Simões (pt) - Bateria
Rajada: golpe de vento forte; série rápida e contínua de tiros; movimento ou impulso; algo que é claramente muito rápido. Evan Parker, o mais proeminente representante da cena da música improvisada na Europa, conta com inúmeros alunos e seguidores da sua abordagem inovadora à forma de tocar saxofone. E um dos mais receptivos entre eles talvez seja o saxofonista português Pedro Sousa, que complementa a improvisação verdadeiramente livre com entusiasmo, vigor e temperamento juvenis, resultantes de experiências no campo da música pós-electrónica. Que alterações pode um violoncelo operar quando colocado num trio de free jazz, em vez de um contrabaixo? Poderá elevar o tenor a outro nível? Ou tornar o trabalho do percussionista mais leve e sensual? Se no Motion trio, com Rodrigo Amado, o violoncelo de Migue Mira deixa o tenor em posição para descolar, nos Rajada pretende levá-lo mesmo até ao céu, exprimindo uma história épica, genuinamente portuguesa, repleta de enredos e reviravoltas dramáticas.

23 NOVEMBRO 2018
Noite Crónica
Gustavo Costa / Alex FX / Pedro Tudela & Miguel Carvalhais
Porto / Maus Hábitos / 22:00
CONCERTO

Noite Crónica
Noite criada pela editora Crónica Electrónica do Porto, pioneira nas sonoridades vanguardistas e exploratórias da música electrónica. Acontece no Maus Hábitos, com concertos de Gustavo Costa e Alex FX e o DJ set de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais.

Sem comentários: