terça-feira, 29 de janeiro de 2019

ENCONTRO DE AMÁLIA RODRIGUES & DON BYAS




















A remasterização do disco ENCONTRO, um original de 1973, está disponível em CD e plataformas de streaming (link)

Texto de Frederico Santiago

Há 50 anos, numa tarde prodigiosa, de um só fôlego, quase sem ensaios, era gravado um disco, a que depois chamaram Encontro.

Uma tarde que foi também uma espécie de remate às sessões de gravação, lendárias, que Amália fez com o Conjunto de Guitarras de Raul Nery. Encontro entre dois improvisadores brilhantes, entre o Fado e o Jazz, entre Amália e Don Byas, idealizado por Luiz Villas-Boas. Encontro de grande modernidade que foi um dos mais notáveis percursores dessa moda, depois tão vulgarizada, da fusão entre géneros musicais. E se, para muitos, o saxofone de Don Byas foi – tal como o piano de Alain Oulman tinha sido, anos antes –, apenas um intruso num "disco de Amália", ninguém hoje pode negar o quanto ele inspirou, e até aguçou, um dos momentos mais virtuosos e inventivos da cantora.

Acima de tudo, Encontro, mais do que alcançar uma perfeita fusão entre dois mundos, como tantos ainda hoje lamentam não ter alcançado, realça de forma exemplar a universalidade absoluta de Amália enquanto intérprete vocal. Foi essa musicalidade excelsa que cativou Don Byas, nessa tarde, e despertou, na sua intuição de grande músico, a vontade de transformar-se “apenas” em mais um dos seus acompanhadores. E mostrar-nos também, nos solos que preenchem tão distintamente as pausas do canto de Amália, que mesmo vindo do Jazz e sem dominar de todo a linguagem do Fado, consegue “estilar” com tanta melancolia.

Por esses solos, pelo respeitoso “acompanhamento” que faz à linha de canto de Amália, talvez mais perfeita aqui do que nunca, e pelo tão clássico cenário que o Conjunto de Guitarras de Raul Nery lhes propicia, este Encontro só pode suscitar mais uma nota: Ah! Fadistas!

Amália & Don Byas - Encontro
(remasterização, 2018)

ALINHAMENTO DO DISCO

1. Povo que Lavas no Rio
2. Solidão
3. Estranha Forma de Vida
4. Libertação
5. Cansaço
6. Rua do Capelão
7. Ai Mouraria
8. Não É Desgraça Ser Pobre
9. Coimbra
10. Lisboa Antiga
11. Há Festa na Mouraria
12. Maldição

Sem comentários: