domingo, 17 de fevereiro de 2019

NOVO DISCO DE CHARANGA














A Charanga celebra 10(X) anos de navegação entre os beats das máquinas de ritmos e os toques dos adufes e bombos. Foi uma viagem que juntou a electrónica, os samples, os ritmos das Beiras, as modas de Trás-os-Montes, as cantigas do outro lado da fronteira, uma pitada de pop, o saber de todos nós, o povo, e tudo o que se foi arrepanhando no caminho, tal qual manta de retalhos Bordada pelo Ti Tobias com pespontos de Electrónica Cá da Terra. Prepara agora uma rota que parte da península ibérica e segue rumo ao planeta X. Apresenta o seu novo álbum "Charanga com X: 10 anos depois entre Beats & Toques". O planeta X será construído, por todos e para todos, na ressaca livre de um mundo cada vez mais intoxicado.

O novo disco, para além de ser financiado pelos próprios fãs através de uma plataforma de financiamento coletivo criada pela Charanga (https://bit.ly/2M6cZhf), conta com a colaboração de vários artistas como:

Adufe & Alguidar vozes e adufes juntam-se numa versão apimentada pela electrónica de uma música do GAC;

João Aibéo, Yuri Antunes, Rui Machado e José M. Cruz a emprestarem os seus sopros a uma versão livre à volta de uma chamarrita dos Açores que termina numa festa klezmeriana com o Cavaco à mistura;

Daily Misconceptions remisturando uma das músicas do álbum dedicada às falhas de memória e aos Kraftwerk;

Luís Peixoto (que largou as cordas e agarrou-se aos processadores) a remisturar uma das primeiras músicas da Charanga: Analogia da Gaita;

Paulo Azevedo, designer que emprestou o seu génio para pôr um X na Charanga;

Micaela Neto, fotógrafa que acompanha a Charanga desde sempre

São mais de 10(X) mil razões para ouvir e desbravar esta nova aventura da Charanga com X.

O concerto de lançamento está marcado para dia 9 de Março, pelas 21h30, no Fórum Municipal Romeu Correia em Almada.

OUVIR:
Bandcamp
Spotify

Sobre o espectáculo ao vivo

É um espectáculo multimédia: para além da música que está no centro da performance, há uma forte componente teatral em que os músicos assumem o papel de três personagens fictícias com uma estória de vida, encontros e desencontros. Contamos também com uma VJ que complementa o espectáculo com imagens de recolha, vídeo generativas e de síntese gráfica.
Tem a duração de cerca de 1h20.

Sobre a Charanga

A Charanga é um projecto de criação e performance musicais. Na era digital e cultura actual, fazem uso de computadores, beatboxes, sintetizadores, ferramentas virtuais e influências musicais globalizadas, mas também o tambor, a gaita-de-fole, o violino, o bandolim, a D. Ermelinda que canta a Moda da Ceifa e os adufes. O repertório é maioritariamente original, sendo complementado com variações, versões e deambulações inspiradas nas construções melódicas, harmónicas e rítmicas do cancioneiro popular português e galego.

A Charanga foi vencedora dos prémios Megafone/SPA 2014 organizados pela associação Megafone5 - João Aguardela e atribuído por um diverso painel de júris composto pelas seguintes personalidades: Luis Varatojo (Músico), Pedro Gonçalves (Crítico de Música da Time Out), Ricardo Alexandre (RTP/Antena1), Jorge Cruz (Músico), Fausto da Silva (Rádio Universidade de Coimbra), Raquel Bulha (Antena 3) e Luís Ferreira (Director do Festival Bons Sons). Ao longo da curta carreira da Charanga foram também várias as referências, entrevistas e presença em vários programas, jornais e rádios de referência (Antena 3, RDP, Terra Pura, Radio 3 Espanha (rTVe), Radio Nacional Belga, Rádio Universitária de Coimbra, Mundofonias, jornal i, Público, Ípsilon, TSF, canal Q, RTP, SIC etc). Deu espectáculos um pouco por todo o país e em Espanha em auditórios municipais e outros locais de espetáculo de referência. Participou em festivais do circuito da música e cultura portuguesas (Andanças e Festa do Avante - 2010 / Outonalidades e Salva a Terra – 2011,2013 / L Burro e l Gueiteiro – 2012 / Iberfolk - 2013 / Festival Terra Transmontana e Festival Bons Sons 2014, etc). Publicou vários registos - EP "Electrónica Cá da Terra" (2009), EP “TransBorda” e LP “Borda Tu!” (2013) e "Tribut'ó Ti Tobias" (2016)

Francisco Gedeão - Voz, percussão tradicional, sintetizadores e programação de ritmos
Quim Ezequiel - Gaita de foles, vozes de apoio e aerofones vários
Simões - Bandolim, Bouzouki.
Marta Baqueiro - Manipulação de vídeo ao vivo
David Pereira - Técnico de Som

Mais informações em www.facebook.com/charangaportugal / www.charanga.PT

Sem comentários: