quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

SHHPUMA APRESENTA




















HIFIKLUB - E LISBOA Com Rafael Toral, Filho da Mãe, Lula Pena, Ana Deus, Calhau!, Coclea, Carlos Zingaro, Luís Fernandes, Joana Gama, Bernardo Devlin, Pedro Oliveira, Rita Braga, Paulo Furtado, Maria Radich, João Cabrita, Yaw Tembe, CarlosBb Antonio, Rai, Paulo Segadães e Afonso Rodrigues.

Os Franceses Hifiklub concretizaram a proeza de reunir uma super equipa que conta com alguns dos mais destacados músicos portugueses. Nunca antes artistas tão diferentes entre si tiveram a oportunidade de fazer algo em comum. Foram necessários quatro pares de ouvidos de outra origem geográfica para neles encontrar conexões e juntá-los nesta obra bela e desconcertante que irá, com certeza, mudar tudo no mais ocidental território do continente europeu.

Anthony Belguise - drums, electronics
Jean-Loup Faurat - effects, guitar
Rogis Laugier - bass, vocals
Nico Morcillo - guitar

01 - SIGILO
Bernardo Devlin - vocals
Guilherme GonНalves - guitar synth

02 - JEU DIT SOUS LE VENT
Luís Fernandes - electronics
Joana Gama - piano
Lula Pena - vocals

03 - NATURAL
Ana Deus - vocals

04 - BETTER OFF DEAD
João Cabrita - saxophone
Paulo Furtado - guitar
Afonso Rodrigues - vocals
Paulo Segadaes - drums

05 - PESCA DA UNHA
Marta Ângela - vocals
João Artur - electronics

06 - THE ROUND AROUND
João Cabrita - saxophone
Pedro Oliveira - prepared drums
Maria Radich - vocals

07 - EQUIDISTANTE
Rita Braga - vocals
Yaw Tembe - trumpet
Rafael Toral - modified amplifier feedback

08 - CONTINUAR SEM FIM
Carlos BB - drums
Rui Carvalho - guitar
Rai - vocals
Carlos Zingaro - violin

Com “E Lisboa”, a banda francesa de rock conceptual Hifiklub vai até às últimas consequências na aplicação do seu programa colaborativo. Mais uma vez desenvolvem um projecto na própria “casa” dos seus convidados, o antes fizeram, por exemplo, com Lee Ranaldo para a criação de “In Doubt, Shaddow Him!”, um filme sobre Nova Iorque, mas agora dão um enorme passo mais adiante, e tão raro que surge como uma novidade absoluta: conseguem mostrar um incrível entendimento de toda uma cena musical, mobilizando gente de diferentes géneros, estilos e tendências (da pop e do rock à música experimental e à improvisação livre) de um país que está a viver uma muito particular explosão de criatividade: Portugal. Não é a primeira vez que Anthony Belguise, Jean-Loup Faurat, Régis Laugier e Nico Morcillo mostram interesse pela musicalidade portuguesa, como o atestam anteriores parcerias com The Legendary Tigerman (o cantor e guitarrista de blues-rock Paulo Furtado, que volta aqui a dar a sua contribuição) e com o grupo de rock-fado-country-jazz Dead Combo, mas agora têm com eles algumas das mais distintivas personalidades desta especial actividade, como Carlos “Zíngaro”, Joana Gama, Rafael Toral, Ana Deus, Lula Pena, Rita Braga, Von Calhau (Marta Ângela and João Artur), Bernardo Devlin, Yaw Tembe e Maria Radich, para só nomear alguns. Nunca antes artistas tão diferentes entre si tiveram a oportunidade de fazer algo em comum (com uma excepção: a colaboração entre a cantora Ana Deus e o violinista Carlos “Zíngaro” para gravar uma “cover” de “Venus in Furs”, a emblemática canção dos Velvet Underground). Foram necessários quatro pares de ouvidos de outra origem geográfica para neles encontrar conexões e juntá-los nesta obra bela e desconcertante que irá, com certeza, mudar tudo no mais ocidental território do continente europeu.

Sem comentários: