quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

SOPA DE PEDRA NO CAPITÓLIO













Convidados especiais: Amélia Muge, Cramol, Daniel Pereira Cristo, José Manuel David, José Salgueiro e Lula Pena

Reedição do álbum de estreia “Ao longe já se ouvia”
Amélia Muge, uma referência para as Sopa de Pedra, compôs "Pé de Sopa", a música que o grupo à capella vai estrear no próximo sábado, dia 16, no concerto agendado para o Cineteatro Capitólio. Com arranjo de Sara Yasmine, Teresa Campos e Mariana Gil, "Pé de Sopa" será uma das músicas do alinhamento a par dos temas que fazem parte do álbum "Ao longe já se ouvia".

Considerada a mais respeitada e prolífica compositora e cantora portuguesa da actualidade, Amélia Muge é uma das convidadas das Sopa de Pedra no concerto no Capitólio, a quem se juntam o grupo vocal feminino Cramol, o multi-instrumentista Daniel Pereira Cristo, José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa), o percussionista José Salgueiro e a cantora Lula Pena.

Este concerto serve ainda para marcar a reedição do álbum de estreia, "Ao longe já se ouvia", que esgotou em apenas um ano. "Os Bravos", tema da música popular açoriana, tem agora um videoclip. O som foi captado ao vivo por Quico Serrano na Casa da Música, os arranjos são das Sopa de Pedra e a produção da Moonway Films.

Após o concerto no Capitólio, as Sopa de Pedra vão iniciar o próximo projecto com a pianista Joana Gama com quem vão revisitar o repertório de Lopes Graça, um dos maiores maestros e compositores do século XX.

 Para este ano está ainda prevista a edição em vinil de um novo álbum com temas originais das Sopa de Pedra.

Os bilhetes para o Cineteatro Capitólio, dia 16 de Fevereiro, custam 15€ e estão em venda em blueticket.pt e nos locais habituais.

"Aqui soa – reverbera – um universo múltiplo e maior. Com elas entramos numa outra coisa, onde ouvir é tudo o que pode ser escutado de muitas maneiras. Há uma força de viver, uma dor, uma alegria aqui doce, ali canalha, um indizível mistério, neste canto que a nada se acomoda – nem a modas, nem a tradições. Por isto tudo, aqui o tempo das cantigas é uma viagem no espaço dos encontros primordiais que dão este sabor que nos lembra a sopa rica da avó, a sopa fria das tardes quentes, o caldo de inverno e outros sabores de cheiros desconhecidos, vindos de longe, ou mesmo até, a estranheza dessas experiências que não conseguimos relacionar com mais nada. Ficamos com vontade de fazer uma vénia. De dar um abraço. De repetir a dose. Entre o consolo do sabor e o aroma dos vapores que daqui se emanam, decididamente, respiramos melhor.", Amélia Muge sobre as Sopa de Pedra.

As Sopa de Pedra nasceram em 2012, no Porto, e são um grupo de 10 mulheres que criam e interpretam à capella arranjos originais da música popular portuguesa. Habituadas a cantar desde pequenas, este grupo de amigas tem em comum o gosto pela música de raiz tradicional. Atraídas pela riqueza melódica e harmónica da música tradicional portuguesa, mas também pela forma como traduzem o modo de viver de um povo, falando dos seus ofícios e costumes, as Sopa de Pedra revisitam a história com rigor artístico, trazendo frescura com novas harmonizações e arranjos polifónicos. Em disco e ao vivo, o grupo explora a complexidade, riqueza e profundidade da música tradicional remetendo-a para o contexto da música actual.

O repertório das Sopa de Pedra inclui, sobretudo, música de tradição oral das várias regiões portuguesas, dos cânticos mirandeses de Trás-os-Montes às baladas açorianas, das cantigas de adufeiras da Beira Baixa ao Cante Alentejano, passando também pelo repertório de cantautores como Zeca Afonso, Amélia Muge, João Lóio ou grupos como Almanaque e GAC. Tal como no conto popular da Sopa de Pedra, a criação musical começa com uma base simples - uma pedra, uma tradição, uma melodia, um cantar – à qual se juntam novas vozes e ideas entrançadas. Certo é que cada vez que se canta, ou cada vez que se junta um amigo, a tradição se reinventa.

Depois da passagem por vários festivais, como o Bons Sons, Andanças, Noite Branca de Braga, NOS Primavera Sound, Festival de Músicas do Mundo, Small is Beautiful, entre muitos outros concertos, as Sopa de Pedra voltam aos auditórios com "Ao longe já se ouvia".
 

Sem comentários: