domingo, 31 de março de 2019

FESTIVAL SANTOS DA CASA - 1ª SEMANA












Sexta-feira, 29 de março às 23:00
Pinga Amor
Herr Doktor (live act)
Nuno Ávila (DJ7 de música Portuguesa)

«Dream Vision» é o sexto album de Herr Doktor e o terceiro editado em Cassette, desta vez pela norte americana "Step Pepper". A sonoridade é uma mistura de bandas sonoras dos anos 80, o imaginário dos filmes de fantasia, Synthwave, Dreampop e Synthpop. Os temas são instrumentais acompanhados por projecções que remetem esta atmosfera. O album finaliza com uma bonus track com Ricardo Coelho a.k.a Cavaliers of Fun com quem fez uma tour em Portugal e Espanha.

Herr Doktor também tem álbuns nas editoras Enough Records (Portugal), Illuminated Paths (USA) e Future City Records (USA) onde saiu na colectânea FCR synthwave vol IX com o tema "Moon Garden".

Já dividiu palco com outros artistas do género como College (Drive soundtrack), Maethelvin (Valerie Collective), Cavaliers of Fun, White Haus, Xinobi etc.


Sábado, 30 de março de 2019 às 22:00
Salão Brazil
Miramar: Frankie Chavez e Peixe

Juntos e apenas munidos de um instrumento que se transformou na sua extensão natural, Frankie Chavez e Peixe, levam-nos a sítios onde nunca fomos e eles também não.

A sua música é rica, sem nunca ser excessiva. É coerente, sem nunca ser repetitiva. É uma estrada que se percorre de forma contemplativa e que ora serpenteia até ao cume da mais alta montanha, ora se deixa ir planante, pelo calor preguiçoso do deserto, mas sempre a levar mais longe o som daquelas cordas que ressoam em diferentes caixas, com ou sem electricidade, e sempre como se os dois aqui fossem apenas um.

Ao vivo apresentam-se com imagens manipuladas em tempo real, destacando-se este “concerto-filme” na mútua inspiração a que ambos os universos (musica-imagem) se proporcionam e que o público facilmente absorve.

O álbum de Miramar foi editado em CD e LP 25 de janeiro 2019, pela Rastilho Records.
 


Domingo, 31 de março de 2019 às 17:30
Casa das Artes Bissaya Barreto
Um ao Molhe (Joana Guerra + Ana Deus)

Inserido na programação do Festival Santos da Casa, o UM AO MOLHE traz 2 one-woman-bands para uma matiné na Casa das Artes Bissaya Barreto em Coimbra.
 













Joana Guerra

Compositora transversal e com um ADN único, Joana Guerra traz-nos canções impressionistas e experimentais, alinhadas pela hipnose do violoncelo, que se revelam em camadas de luz sobre as quais paira uma voz em chamamento onírico.
 












Ana Deus

Ana Deus dispensa apresentações e vem ao UM AO MOLHE dar-nos “Colo”, um solo ao colo de ruídos e imagens falantes, onde loops de filmes alimentam a base sonora que acompanha textos ou canções quase a nascer.
 


Um Ao Molhe
O que acontece quando se consegue juntar um (ou 2) carro(s) e alguns dos melhores músicos nacionais com projectos a solo?
E o que muda quando se continua a fazê-lo durante 5 anos?

Quantos são 5 anos em anos de Cubo?

Na verdade muito mudou mas muito continua igual. O UM AO MOLHE volta deixar tudo para trás e a fazer-se à estrada e O Cubo (mascote do festival) leva à boleia alguns dos mais originais músicos solitários no Sapo e na Kátia (as acarinhadas viaturas oficiais). O objectivo principal é, como sempre foi, promover uma amostra do que de melhor se tem feito ao nível de bandas de um só em Portugal e criar um circuito para o crescente número de músicos emergentes.

Mas 5 anos de Cubo são muitos anos e O Cubo está hoje mais maduro e precisa de sentir um propósito maior.
O Cubo hoje quer fazer menos mas melhor.

O Cubo quer estar rodeado de amigos.

O Cubo quer ser um festival com princípios

Sem comentários: