O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19h e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2019, 27 anos de emissões. O festival que o programa criou, com o intuito de dar a conhecer novas bandas à cidade de Coimbra, atinge este ano a vigésima primeira edição.
Os propósitos continuam a ser os mesmos. Mostrar em palco, bandas e artistas que regularmente são divulgados no programa e no blog. Continuar a trazer à cidade, artistas que nunca por aqui mostraram o seu talento. Sempre que possível apadrinhar o nascimento de novas bandas e apresentar novos espaços para a realização de concertos e debates.
21 é um número que nos enche de orgulho. Perceber a quantidade de horas que “oferecemos” de música à cidade, chega a dar-nos um arrepio na espinha. Mas acima de tudo, uma vontade enorme de continuar a trazer a Coimbra alguns dos projetos que todos os dias divulgamos e em que acreditamos.
Por isso, de 29 de março a 13 de abril vamos encher a cidade de música ao vivo.
Continuamos com a intenção de provar a todos que existem boas bandas para ver e ouvir.
Começámos quando a rádio fazia 13 anos, com 13 bandas a tocar no antigo auditório Salgado Zenha na AAC. Concertos transmitidos em direto no programa. Algumas bandas a terminarem o ensaio de som já com o indicativo do programa no ar. Uma saudável pilha de nervos para todos. Mas o bicho ficou cá dentro a roer e nunca mais parámos de organizar coisas.
Depois, enquanto o Le Son foi vivo, fizemos desse espaço a moradia do Festival. Assim que ele fechou portas, o Festival Santos da Casa tornou-se nómada e tomou de assalto todos os espaços da cidade onde era possível mostrar som. O corredor e terraço da nossa RUC, o Museu dos Transportes, o àCapella, a FNAC, a Via Latina, a Galeria Santa Clara, o Ar D’Rato, o Arte à Parte, o Salão Brazil, o States, o CITAC, o TEUC, o Aqui Base Tango, o Auditório do Conservatório de Coimbra, o Café Santa Cruz, o Teatro Loucomotiva, em Taveiro e a Vinharia da Sé, foram alguns dos espaços que acolheram as bandas por nós escolhidas. Este ano estreamos um espaço novo no festival. Falamos do bar Pinga Amor. Esta itinerância tornou-se marca da casa.
Bandas? Tantas e sempre tão boas, por isso, as escolhemos. Muitas estreias, que com orgulho nosso se tornaram em certezas. Muitos grupos a regressarem a Coimbra para comprovar o seu talento. Algumas noites com casas de respeito.
Destaques? É sempre ingrato. Todos merecem o nosso carinho e admiração. Contudo, se vos falarmos de A Naifa, Paus, Anaquim (que tocaram pela primeira vez na vida no nosso Festival), Sam The Kid, Linda Martini, Dealema, B Fachada, Capicua, Dead Combo, Samuel Úria, Ermo, Balla, D’Alva ou Maze, os outros nos desculparão. Mas todos eles nos encheram as medidas e se tornaram amigos do peito (no final deste press deixamos um histórico).
Nestes últimos anos temos alargado o nosso campo de ação. Não só os concertos fazem parte da agenda. Temos tido agradáveis conversas sobre música e já projetámos som na tela. Este ano vamos ter duas exposições que vão mostrar imagens do festival.
Se nos perguntam se continua a ser válido mostrar em palco alguns dos sons que divulgamos no nosso programa, blog e facebook, dizemos sem pestanejar que sim. Existem por aí muitas bandas a valerem este nosso esforço.
Este ano a festa volta a ser grande. Vão ser tardes e noites memoráveis com um naipe de bandas e artistas que nos enchem de vaidade.
Por isso, contamos com todos. O público é sem dúvida o prato forte deste festival. A vocês pedimos que apareçam para ver novas bandas ou daqui a uns meses lamentar-se-ão por terem deixado escapar um nome que poderiam ter visto quase em primeira mão.
29 MAR (sex) 23h Herr Doktor (live act) + Nuno Ávila (dj set) (Pinga Amor)
30 MAR (sab) 22h MIRAMAR: Frankie Chavez e Peixe (Salão Brazil)
31 MAR (dom) 17h30 Um ao Molhe (Joana Guerra + Ana Deus) (Casa das Artes Bissaya Barreto)
05 ABR (sex) 22h Barry White Gone Wrong (Fnac)
06 ABR (sab) 22h Homem ao Mar (Liquidâmbar)
10 ABR (qua) 19h Daniel Catarino (Corredor da RUC)
11 ABR (qui) 19h Little Friend (Corredor da RUC)
12 ABR (sex) 19h Obaa Sima (Corredor da RUC)
13 ABR (sab) 17h30 Sofar Sounds (local surpresa)
13 ABR (sab) 22h João Berhan (Fnac)
E ainda duas exposições com base na fotografia. A partir de 30 de março, João Duarte expõe no Salão Brazil e a partir de 31 Adriana Boiça Silva mostra o seu trabalho na Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto. Ambas até finais de abril.

Sem comentários:
Enviar um comentário