terça-feira, 19 de março de 2019

OTROTORTO COM NOVIDADES




















Três registos depois a explorar um universo partilhado os Torto chegam aos OtrotortO, uma nova roupagem do trio composto por Jorge Coelho, Jorge Queijo e Miguel Ramos e que revela uma novo ethos, imbuído por um pathos que já não caminha para novo. Posta de parte a urgência de dizer, a boçalidade da procura sobrepõe-se em Letargia em Ré Menor, o registo selado pela Lovers & Lollypops e onde o trio extrapola a audição como principal receptor de informação. Letargia em Ré Menor faz-se sentir e desdobra-se em estímulos tácteis e psíquicos que impactam para além do volume e andamento, manifestando-se em contenção asceta, repetições solenes e em narrativas envolventes. Em disco, surge como um conjunto de possibilidades; inevitáveis, no entanto, na expressão ao vivo, mas meras manifestações de um corpo maior, de uma narrativa mais arriscada e de uma força de vontade sobreposta à amperagem.
Os Torto já não são, mas transformaram-se. Jorge Coelho, Jorge Queijo e Miguel Ramos partiram da mesma função de origem do rock, uma equação de guitarra, baixo e bateria, mas seguiram numa direcção nova dentro do território que trilharam minuciosamente na outra vida. Essa direcção define-se como OtrotortO, um palíndromo que desafia o funcionamento circular das estruturas musicais com a experiência acumulada de quem pode viver ociosamente, de quem não tem urgência de partir, mas vive com vontade de chegar.

otrotorto contesta a composição do rock a um nível atómico, a relação entre os seus elementos, e trá-la até ao novo registo, Letargia em Ré Menor. Trata-se de um acordo celebrado por três cavalheiros sobre como progredir num território cartografado em conjunto, em que a variação de estados e a gestão das instabilidades materiais são feitas com minúcia e desenvoltura maturadas. Com precisão cirúrgica, OtrotortO passam de momentos fluídos, de expansões repentinas e iminentemente gasosas, para uma compressão de elevados níveis de energia, revelando momentos de tensão ascetas e quase dolorosos. Momentos de volumes altos sucumbem sobre si e tornam-se em ensaios sobre autocontrolo, revelando a força pela intenção e pelo método em oposição à falta de domínio; os momentos explsoviso são libertações de tensão que sustentam toda a estrutura e a prolongam no tempo.

Letargia em Ré Menor é a metáfora sonora dos OtrotortO sobre a potência da compreensão, da contenção, da gravidade enquanto força e dos efeitos de se lhe sucumbir em livre-arbítrio, usanda-o como amplificador de vontades, de movimento e dos efeitos da sua ausência. É, ainda, uma porta de entrada para esta novo movimento num território que nos apresentaram ao longo da sua actividade conjunta, uma demonstração das suas possibilidades e dos seus caminhos, que terá uma expressão ao vivo distinta, mas complementar.

Sem comentários: