quarta-feira, 24 de abril de 2019

GRAVAÇÕES TUGUNSKA APRESENTA




















"Primary Interface + Transmissions" 2xCassete - GT13

Formados em 2007, Sektor 304 rapidamente tornaram-se um exemplo do que de mais intenso se fez em Portugal dentro do Industrial nos últimos anos. Após dois álbuns bem sucedidos, editados pela norte-americana Malignant Records, diversas colaborações das quais destacamos os discos com nomes lendários como Dissecting Table, Le Syndicat ou o sueco Martin Bladh e concertos no festival Sonores ou enquanto banda de abertura para Godflesh, o projecto cessou actividade em 2014 após aquele que foi o seu último concerto no Amplifest.

O projecto que nos últimos anos se apresentava como um quarteto, contando com Gustavo Costa e Henrique Fernandes (Sonoscopia), fora fundado por André Coelho (Profan, Mecánosphère, Iurta) e João Pais Filipe (Hhy & the Macumbas, Paisiel) e é para esses inícios que a recente edição da Tunguska remete.

Gravados pelos dois membros fundadores, "Primary Interface" e "Transmissions" foram os dois primeiros lançamentos da banda, limitados a 50 cópias em CDr e que rapidamente caíram na obscuridade. Enquanto "Primary Interface" apresenta a banda a investir num arsenal de percussão, sucata e metal amplificado combinando as influencias do Power Electronics e Industrial clássico, "Transmission" é um trabalho de exploração sonora mais ambiental e cósmica, sendo o resultado de sessões improvisadas e sem overdubs.
Foram assim recuperados pelas Gravações Tunguska em parceria com a New Approach Records numa edição em cassete dupla com um U-card de oito painéis e grafismo novo de André Coelho que remete para o espírito desses tempos. Peça fundamental na arqueologia industrial portuguesa.

N.P.T.
"All Our Porridge Years..." 2xCDr - GT4

 Iniciado em 1994 é o projecto a solo de U-Sá e das múltiplas personalidades que vivem na sua cabeça. Sempre de índole experimental, as principais influências iniciais foram Einstuerzende Neubauten e Throbbing Gristle, sendo o estilo industrial algo pretendido mas raramente concretizado por desvios ideológicos supra-conscientes no momento de criação. Vários colaboradores, principalmente nas edições SAT1 e a A Lei Nada, Filipe Silva, André Guerra, entre outros. Especiais agradecimentos para: João Branco, Manchinhas e João Losa. A música é um misto de várias ideias, uma fusão de elementos sem estilo e desclassificados. É um projecto terapêutico que espera encontrar em espíritos similares a compreensão e a interacção para o acolhimento de trocas impessoais sob princípios activos de tranquilidade induzida pela medicação sonora da música experimental/industrial. Um projecto prosseguido com muito carinho. Esta edição compila em dois CDrs todo o material até hoje gravado por este projecto.

kageraw
"Seeking Out The Spirit" Cassete - GT12

Musica proveniente de um limbo entre a realidade exterior e a interior. Rendilhado de piano, sons naturais e mundanos, uma miríade de tonalidades e reverberações sobrepostas. Vibrações e vozes etéreas moldam o turbilhão sonoro compondo um conjunto de imagens desfocadas, o mistério para lá da neblina. kageraw é essencialmente um exercício de contemplação.

"Seeking Out the Spirit" é uma antologia de faixas de kageraw cuidadosamente seleccionadas para dar a conhecer o corpo de trabalho desta entidade

HOMO
"AGOODDOGISABADWOLF" CDr - GT11

AGOODDOGISABADWOLF" é o mais recente album de HOMO (Hysterical One Man Oschestra), o projecto a solo de Filipe Silva, conhecido pela sua participação em diversos projectos associados ao colectivo Soopa e mais recentemente enquanto membro de HHY & The Macumbas. Neste seu novo disco mergulhamos numa busca por estruturas assentes na tensão entre um formato de canção e algo mais oblíquo, tanto pela integração dos textos/vozes no resto da paleta musical (o princípio intemporal da voz como instrumento) como também pela quase completa ausência de instrumentos convencionais, substituídos por frequências puras, texturas electrónicas, “samples” de cantos de aves e de sirenes de ambulâncias, ou gravações feitas junto ao mar ou numa pista de dança, num colapso de tempos e espaços de cariz onírico ou cinematográfico. Um punhado de composições experimentais e emocionais, consideradas pelo seu autor como uma colecção de feitiços (é de notar que a raiz latina da palavra “superstição” pode ser traduzida livremente como “mantendo-se à tona de água”), e que enquanto que a maior parte dos textos foi escrita em vários estados de desespero, o processo de gravação foi realizado num estado contínuo de alegria.

VENENO
"Gnihton Ot Syek" Cassete - GT8

Veneno foi iniciado em 2005 e foi desde a sua origem pensado no estilo Metal (particularmente black-metal), mas com horizontes abertos para influências do industrial, experimental, gótico e doom-metal. O núcleo da banda é composto por U-Sá (Carlos Marques de Sá) e J.F. (João Filipe), contando com contribuições importantes de M (Miguel Santos), Von Markstein (Mark Baron), entre outros. O foco temático são problemas e situações reais (geralmente pessoais, mas por vezes relacionadas com a história mundial) que causam/causaram dor, sofrimento, stress, desespero, estados alterados, contemplações infernais, alucinações diabólicas, actos impulsivos de auto-destruição. A música funciona como catarse e forma de expor aquilo que geralmente é ignorado e/ou incompreendido em conversas ou que não é possível de dizer por palavras. Após o álbum "Depois da Morte", Veneno dá mais um passo, cada vez mais lento e distorcido, em direcção à inexorabilidade da morte. Três faixas de Doom Black Metal com toques Industriais e um total ambiente de desolação.

GRAVAÇÕES TUNGUSKA
Editora discográfica independente focada em musica extrema e independente como dark ambient, black metal, noise, industrial, experimental, rock alternativo e dark folk.

Embora tenha sido iniciada em 1994-95, só se tornou oficialmente fundada em 1998. Após alguns períodos de hibernação, encontra-se novamente activa com o propósito de lançar tanto material novo assim como antigo.

Contactem para mais informações ou em caso de interesse nos lançamentos:
https://tunguskarec.blogspot.com | https://soundcloud.com/tunguskarec

Sem comentários: