O Gajo regressa a uma estação ferroviária de Lisboa, depois de partir numa viagem que começou no "Rossio", o primeiro de 4 EP’s ("As 4 Estações d'O Gajo") que serão editados pela Rastilho Records ao longo de 2019.
“Santa Apolónia” é a estação que se segue e o tema “Cacilheiro” é o single de apresentação deste novo EP.
“As 4 Estações d’O GAJO”, título que se inspira no nome de uma das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” - Antonio Vivaldi - 1723), consiste num trabalho dividido em quatro EPs, cada um com cinco músicas.
Rossio, Santa Apolónia, Alcântara-Terra e Cais do Sodré dão assim o mote para a viagem de onde se parte de Lisboa para o mundo. Não com um destino real, certo e determinado, mas evocativo das muitas viagens e memórias que habitam o imaginário de quem ouve.
"Santa Apolónia" é o segundo dos 4 Ep's que será lançado no dia 07 de junho de 2019 e conta com a participação de Joana Guerra e o seu violoncelo cósmico. Este EP será apresentado ao vivo pela primeira vez no dia anterior, 6 de junho, numa sessão gratuita aberta ao público na Estação Ferroviária de Santa Apolónia em Lisboa pelas 18H00.
O video do single "Cacilheiro" apresenta um palco onde actua uma marioneta d’O Gajo sendo todo o cenário e adereços criados especialmente para o efeito. A ação foi captada por JP e manipulada por Adriana Pardal, Luis Carneiro e João Morais.
Este trabalho quadripartido convida o ouvinte a experimentar os múltiplos espaços e colorações emocionais que nascem da plasticidade da Viola Campaniça e do universo criativo d'O Gajo, em todos os seus percursos, narrativas e paisagens sonoras. Quatro partes de um diálogo com uma linha de continuidade criativa, e um corpo de trabalho com diferentes amplitudes semânticas, em que o todo é diferente de cada uma das partes e cada parte é um todo autónomo com o seu próprio significado.
Música instrumental de apetência singular para melodias que evocam uma Portugalidade que remonta a um tempo ainda antes de Portugal ser Portugal, onde habitam referências arábicas e mediterrânicas, vindouras de um passado que todos temos no nosso imaginário pelas referências que até hoje dão vida a muita da nossa cultura moderna e contemporânea, sendo a própria Viola Campaniça, pela sua estrutura, desenho e sonoridade, um flagrante exemplo disso.
Esta colecção apresenta vinte músicas inéditas que serão editadas em quatro momentos do ano de 2019, fazendo corresponder cada um desses momentos a cada uma das 4 estações do ano - Inverno, Primavera, Verão e Outono.
Uma nova linguagem para um instrumento antigo, que na sua melhor tradição renasce pelas mãos d'O Gajo como um escultor de pássaros livres.
Mais informação:
Próximos concertos d'O Gajo
* 25 MAIO
Centro Cultural do Morgado, Arruda dos Vinhos
* 31 MAIO
Auditório Municipal, Seixal
* 06 JUNHO
O Gajo | Estação Santa Apolónia | 18H00
Gratuito
* 13 JUNHO
Seixal
* 29 JUNHO
Quinta do Anjo, Palmela
Próximos concertos d'O Gajo
* 25 MAIO
Centro Cultural do Morgado, Arruda dos Vinhos
* 31 MAIO
Auditório Municipal, Seixal
* 06 JUNHO
O Gajo | Estação Santa Apolónia | 18H00
Gratuito
* 13 JUNHO
Seixal
* 29 JUNHO
Quinta do Anjo, Palmela
Sem comentários:
Enviar um comentário