quarta-feira, 26 de junho de 2019

NOVO SINGLE DE MILA DORES




















“Canções de Sedição”, é o novo EP de Mila Dores e traz-nos uma história contada em cinco canções que mostram o percurso criativo da artista, numa trajectória entre a audácia e o deleite, que não esconde a força da fragilidade, nem a sua persistência em arriscar no amor. “Alice” foi-nos revelada no ano passado. Agora é a vez de conhecermos “Levante”, o novo single.

“Levante” é o tema que Mila Dores escolheu para acompanhar o lançamento do seu novo disco, o EP “Canções de Sedição”. A ilustrar, o videoclip realizado por Joana Linda e que conta com a participação especial do actor Hugo Olim.

Há cerca de um ano Mila Dores deu-nos a conhecer a história de “Alice”, aquele que seria o cartão de visita para a nova fase do seu percurso musical e que tem nas sonoridades de “Canções de Sedição” a sua materialização. Uma concretização a que não terá sido alheia a produção de Miguel Ferreira, produtor deste EP e que conta no seu currículo com colaborações com Samuel Úria, Mafalda Veiga ou Jorge Palma, entre outras.

A propósito do repertório de “Canções de Sedição”, Mila Dores destaca: ""Melaço" fala-nos sobre a dificuldade em exprimir o desejo sem rodeios, num tom poético, envolvido por uma sonoridade electrónica melancólica fresca; já "Outra Saia" vive de uma sonoridade crua e sem adornos, em que a voz livre e emocionada da protagonista nos conta uma história de traição embalada pelo riff repetitivo do piano, pretendendo conduzir o ouvinte a um estado de quase-transe , algo próximo do universo da canção tradicional portuguesa; a última canção, "Sol", é uma ode ao sol como símbolo da criação, da renovação e da sensação de bem-estar”.

Relativamente ao novo single – “Levante” -, mais do que dizer ao que vem, importa deixá-lo partir, chegar onde o aguardamos de ouvidos e coração, tal como ela, Mila - se nos dirige sem pudores: “Hey, tu”, diz-nos, numa interjeição intimíssima na voz de uma mulher que é “cantautora” de histórias. “Hey”, respondemos nós. Respondemos e escutamo-la, ouvintes, despertos e próximos.

Como escreveu, por terra de sua majestade, um crítico do Sunday Times, Mila é “tudo menos comum”. Não o é, dizemos nós, quando semicerra os olhos e canta. Quando depois os entreabre e, cantando ainda, nos enfrenta e retém cativos aos versos do seu punho e à melodia que discorre sobre as teclas de um piano, envolvida por uma aura electrónica, pontuada de silêncios onde cabe tudo o que se não diz, mas habita a canção.

Nada há em Mila de comum. Mas nas canções de Mila pode haver algo de comum a todos. Afinal, é de amor que por lá fala, da perda deste, do reencontro que vem e não quer vir, do desapego que enfim chega porque onde há empoderamento da mulher, livre e só de si mesma, não cabe, não pode caber nunca, o amor ensimesmado, que nem amor o é, que nunca foi.

O EP “Canções de Sedição” está disponível no Spotify, Soundcloud e Apple Music, sendo o seu formato físico possível de ser adquirido na página oficial de facebook pelo valor de 4,95€.
 

Sem comentários: