quinta-feira, 29 de agosto de 2019

MUCHO FLOW COM MAIS NOMES











Montanhas Azuis,Chinaskee, Marco Franco e Dada Garbeck são os quatro novos nomes confirmados na edição 2019 do Mucho Flow. O festival vimaranense celebra o décimo aniversário da editora e promotora que o organiza, a Revolve, numa edição especial de dois dias que ocupará diversas salas da cidade. As novas confirmações juntam-se ao já anunciados Heavy Lungs e Amnesia Scanner. O Mucho Flow acontece a 1 e 2 de Novembro e os bilhetes super early-bird já se encontram esgotados. Os novos bilhetes early-bird custam €25 e estarão disponíveis até final de Setembro.

Dispensam apresentações os três nomes que compõem estes Montanhas Azuis. Marco Franco, Norberto Lobo e Bruno Pernadas são, a solo ou nos múltiplos projectos que integram,valores mais que referenciais da produção nacional recente. Donos de uma linguagem em constante estado de ebulição, conquistaram com os seus discos alguns dos mais disputados tops da crítica musical e, com isso, o respeito alargado de público e pares. Decidiram não ficar por aí e, no início de 2019, trouxeram-nos Ilha de Plástico, um disco onde os vemos a experimentarem em torno de instrumentos analógicos, das guitarras aos sintetizadores. Em Novembro, tocam-no, pela primeira vez em Guimarães, em Novembro.

São já várias as personagens e formas com que os vimos subir a palco. Deixaram cair os Camponeses, para serem, apenas Chinaskee, sem que com isso perdessem a relação com a simplicidade e aura bucólica que marcou as suas anteriores edições. Em Novembro apresentam, em formato banda, alguns dos temas que integrarão Bochechas, o segundo longa duração a ser editado até ao final do ano pela Revolve, lado a lado com as melodias pop de Malmequeres.

Com um vasto passado no rock e no jazz, Marco Franco é um nome familiar no imaginário pop português, que de forma alguma poderia estar preparado para o descobrir sentado ao piano, longe das peles. Mas é à flor da pele que a composição de Franco, autodidacta nas teclas, se sente, existindo numa tensão minimalista com um universo colorido de notas e de progressões maiores, alegres e cheios de um amor universalizado. Sobe duas vezes a palco neste Mucho Flow, provando a transversalidade e multifacetada da sua identidade enquanto instrumentista e compositor. A solo, ao piano, tocará Mudra.

Dada Garbeck, também conhecido como Rui Souza, desenha camadas como sedimentos: cada loop inscreve-se na memória, e por lá fica enquanto os synths assentam em novas paragens, com novas texturas. Em The Ever Coming, o primeiro disco de uma quadrilogia a ser editada até ao final de 2020, despe-se de artifícios técnicos para a deixar aguçada e incisiva. O que fica é um caminho mais expressionista, em que cada nota tem um propósito clínico de mover ou impactar. No Mucho Flow, Dada Garbeck actuará com uma formação especial, ao lado de Pedro Gonçalves Oliveira e Ricardo Martins (baterias), o quarteto de vozes Tetr'Acorde e Carlos A. Correia (voz).

Novas confirmações para a sétima edição do festival serão feitas nas próximas semanas.

Mais informações no Evento do Facebook e Instagram do Mucho Flow.

Sem comentários: