Este é um EP que respira pop, polvilhado por algumas melodias folk. Diz logo ao que vem sem enganar. O single “You don’t feel ashamed”, é uma canção simples que nos cai facilmente no goto. Um baralhar de vozes, sustentadas por guitarras mais acústicas, que serve às mil maravilhas como cartão de visita. Deixa antever um disco gracioso, que dá gosto ouvir. Um disco que vive muito das acústicas e dos contrastes das vozes masculina e feminina do casal que dá corpo aos Non Talkers.
São temas repousantes, que caiem na nossa intimidade e nos preenchem a alma. Um começo auspicioso, com o nome de Non Talkers, para alguém que já faz da música um estado de alma há muito tempo.
Nuno Ávila
Membros da banda:
Marco Brantner – Vocalista/guitarra
Evita Brantner – Vocalista
João Arieira – Baterista
Jorge Rasteiro – Guitarra Electrica
João Rangel – Baixo
Filipe Alturas – Teclado/voz
Hugo Danin – produtor, bateria, percussão, programação
João Bessa – captação audio, mistura e masterização
Marco Brantner – voz principal e secundária, composição musical, letras
Evita Brantner – voz principal e secundária, letras
António Casado – guitarra acústica, guitarra elétrica
João Salcedo – piano elétrico, acordeão
Sergio “Ginho” Marques – Baixo
Janet Oswald – revisão de letras
Biografia:
João Bessa – captação audio, mistura e masterização
Marco Brantner – voz principal e secundária, composição musical, letras
Evita Brantner – voz principal e secundária, letras
António Casado – guitarra acústica, guitarra elétrica
João Salcedo – piano elétrico, acordeão
Sergio “Ginho” Marques – Baixo
Janet Oswald – revisão de letras
Biografia:
Pop. Assim dito poderia parecer fácil. Porque a pop é fácil para o ouvido. No caso dos Non Talkers tudo é descomplicado, também. As músicas têm o brilho da tal pop amiga do ambiente. Mas aqui estamos perante uma pop, que aqui e acolá se cruza com alguma indie folk. Matematicamente, a soma das duas partes dá um resultado a que poderíamos chamar de indie pop.
O que aqui mais nos cativa é a mistura de vozes. Uma masculina, a de Marco Brantner, a outra, a da sua esposa Belga Evita Brantner. O amor está no ar, sente-se.
Non Talkers é um projeto que já tem experiência. Saltam das raízes dos Brantner que em 2014 gravaram o primeiro disco. Depois os Brantner foram plantando outros rebentos. Um single em 2015 e outro em 2018 (só divulgado digitalmente). Já este ano o duo arregaçou mangas, decidiu deixar o passado lá longe, mudar o nome, e juntar-se a Hugo Danin, que recrutou a equipa de músicos e produziu com a ajuda do João Bessa, o seu primeiro EP, no estúdio pessoal do Bessa (Miramar Sessions). O EP que agora vai ver a luz do dia tem preciosas ajudas de Hugo Danin, que para além de produzir, gravou bateria e percussão, António Casado, que se encarregou das guitarras, João Salcedo, que tocou piano elétrico e acordeão, e Sérgio “Ginho” Marques a quem coube o baixo.
No campo, ou melhor no palco, isto porque em equipa que vence não se toca, vai continuar a alinhar o mesmo team. Na bateria o João Arieira, na guitarra e na lateral, o Casper, na outra lateral e no baixo o Rangel, nos teclados, o Filipe Alturas. Na linha avançada o casal Brantner, à espera de marcar muitos golos.
O futuro é para a frente. Aprende-se com o que o passado nos legou e contornam-se as dificuldades. Quando se tem fé e gosto na arte, tudo fica mais fácil. Non Talkers, não é Brantner, apesar de o ser. Tem o saber fazer adquirido, mas acima de tudo uma vontade de fazer melhor. Prova disso é o single “You don’t feel ashamed” que antecipa o EP que está aí não tarda muito.
Será caso para exclamar: o futuro aos Non Talkers pertence!
Nuno Ávila

Sem comentários:
Enviar um comentário