domingo, 10 de novembro de 2019

ZABRA RECORDS APRESENTA





















Emergida de uma trilogia de performances do artista e co-fundador da ZABRA records, João Pedro Fonseca, a EXTINÇÃO assumiu uma outra forma: é agora um evento com curadoria da editora, onde o lugar liberta o experimentalismo e a criação artística, explorando os mais diferentes caminhos entre a música e o video, a instalação e a performance. Esta edição conta com a Décima Quinta Salvação: uma catarse de improviso experimental entre o som e a performance, Therapeutic Strings de Carincur: onde o alvo é a exploração da samplagem sonora que o próprio público carrega consigo, a peça de video-instalação do artista João Pedro Fonseca com sonoplastia do produtor Random Gods (Timóteo de Azevedo) em Trance Witness: um diálogo experimental entre a imagem e o som, consistindo em diferentes variações e tonalidades, o live de OSTRÖL: um produtor lisboeta com raízes no classicismo, pianista e "companheiro" de Bach, Mozart e Schubert, algo que não o impediu de apostar em sonoridades electrónicas de ritmos mais hipnóticos e densos e, por fim, os DJ sets de Spinning Jenny, João Pedro Fonseca, CVLT e Pedro Beça.

Evento: https://www.facebook.com/events/516350652279027/

Dia 15

● DÉCIMA QUINTA SALVAÇÃO (PERFORMANCE)
15 minutos de experimentalismo a abrir o fim-de-semana ZABRA no Desterro.

● CARINCUR: THERAPEUTIC STRINGS (PERFORMANCE)
Carincur, que editou pela ZABRA “Sorry If I Make Love With Sound” (ZABRA006), vai apresentar uma performance especial usando o recurso da captação audio e instalação numa espécie de "white cube" nas instalações DARC. No seu universo, algumas referências emergem como Grouper ou Inga Copeland e, se quisermos recuar, Laurie Anderson ou Delia Derbyshire. Mas o tecido da música de Carincur é maior do que aquilo que a ela podemos associar. Entra as atmosferas difusas, há algo de muito palpável, vivo e com um horizonte que se renova a cada audição. É também assim um disco sobre a possibilidade de nos interstícios se encontrarem novos motivos e, enfim, à margem das categorias cristalizadas, recomeçar.

 ● SPINNING JENNY (DJ-SET)

 ● JOÃO PEDRO FONSECA (DJ-SET)
 
Dia 16

● TRANCE WITNESS (VIDEO INSTALLATION)
Uma video instalação criada pelo artista João Pedro Fonseca com sonoplastia do produtor Random Gods (Timóteo de Azevedo) com o recém EP Kepple lançado pela ZABRA records, vai ser apresentada na cave das instalações DARC. A música baseada na desconstrução e fragmentação das vozes do tema "Garrafa-Verde" dá uma narração sonora aos vídeos apresentados sobre uma tela vertical. Há um diálogo entre a imagem e o som que consiste em várias variações e tons, umas vezes convergentes outras vezes bifurcadas.

● CVLT (DJ-SET)

● OSTRÖL (LIVE)
Tomás Frazer é um produtor lisboeta conhecido no mundo da música sob o moniker de Oströl. Com raízes no classicismo, foi pianista e conviveu com a música de Bach, Mozart e Schubert, algo que não o impediu de apostar em sonoridades eletrónica de ritmos mais hipnóticos e densos. Editou em Fevereiro de 2018 o seu álbum de estreia Austral Sounds, pela lisboeta Rotten \\ Fresh, onde é bem audível o uso recorrente de samples, texturas sintéticas e atmosféricas, intercaladas com momentos mais dançáveis, havendo ainda algum espaço para sons de cariz oriental envolvidos em negrume.

 ● PEDRO BEÇA (DJ-SET)

Sem comentários: