segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

ANDRÉ JÚLIO TURQUESA COM DISCO NOVO





















André Júlio Turquesa apresenta ORGÔNIO
E o primeiro concerto é já a 6 de Março, no Auditório do CCOP, no Porto.

"Por vezes essas figuras um pouco tímidas, feitas de um silêncio algo lunar, são afinal os parentes mais próximos do sol. Interrompida a sua quietude estão como lucipotentes, imensidões radiais que nos mostram como os astros se movem também pelo interior dos peitos. Nem vos posso dizer da alegria de passar perto do trabalho do André e sua multidão de Turquesa. Teatral, bravo perante o risco, absolutamente improvável, o que ele faz é da ordem da maravilha. Uma lição de maturidade, de amplitude de recursos e referências, uma celebração gigante que pode ser uma canção. O André já não toca guitarra, toca o múltiplo de uma guitarra, um instrumento superlativo que se torna uma espécie de infinito. Julgo que é o que aqui está em causa, uma deslumbrante espécie de infinito." - Valter Hugo Mãe

André Júlio Turquesa procura unir as descobertas e memórias do seu alter ego viajante de Turquoise com o André actor, músico e compositor, que agora repousa as raízes e desarruma as ideias num novo lugar. Movido pela rotina, reencontros, procura interior e experimentação, surge Orgônio, um álbum de portas abertas ao compositor multi-instrumentista, que agora cria sem olhar a meios mas abusando deles numa busca selvagem pelo que há de mais intenso nas memórias, influências, referências e suas constantes conjugações.

O álbum é composto por 10 faixas com música e letra originais, reunindo temas que contemplam a participação de músicos como Emmy Curl, João Hasselberg, Ricardo Coelho entre outros, e onde a língua portuguesa passa a coexistir com a francesa e inglesa, com composições suas e também com poemas da autoria de Valter Hugo Mãe e Miguel Bonneville.

Orgônio vê hoje a luz do dia e conta com o Apoio à Edição Fonográfica da GDA e, pois claro, selo da Planalto Records. A capa é da autoria de Fabio Santaniello Bruun.

Sem comentários: