É já na próxima sexta feira, às 21:30h, que Electric Man fará uma nova aparição em direto através da sua página de Facebook.
Do desgaste da experiência com bandas e de um entusiasmo que não era visto pelos restantes elementos, nasceu Electric Man, a personalização da paixão pela música, de um “gajo que tem mil ideias a toda a hora e que as quer tornar reais”, também conhecido por Tito Pires.
É aos Gessicatrip, última banda que Tito Pires integrou, que se deve o nome do projeto a solo. Segundo o artista o tema “Electric Man” é exemplo do espaço para experiências sonoras bizarras, criado nos Gessicatrip, acrescentando ainda que “este projecto a solo veio na sequência dessa experiência e o nome fazia todo o sentido”.
Mesmo numa busca constante de coisas novas e sem nunca se fixar em duas ou três influências, é possível sentir “um lado mais negro, dark wave, que talvez tenha sido transmitido por bandas como Bauhaus, Siouxsie & the Banshees (dos quais gravei uma versão do tema “Hong Kong Garden”) ou os mais recentes She Wants Revenge, que já misturam um lado mais dançável que também me acompanha”. O panorama musical portugês, sempre foi acompanhada de perto, através de nomes como Mão Morta, X-Wife, Linda Martini, Parkinsons, entre tantos outros…
O período de isolamento trouxe tempo para se dedicar à criatividade de forma livre, e criou formas de manter a relação com os fãs. Apesar de confessar ser contido, preferindo aparecer apenas quando sente ser revelante e com conteúdo, a presença digital, trouxe uma forma bastante direta e imediata de comunicar.
A vontade de se conectar com o público, através do Facebook, surgiu depois da participação no Homestage Festival. A experiência no festival, trouxe a sensação de que era possível fazer melhor e assim nasceu a ideia de repetir o formato, mas com mais meios e durante mais tempo” em que que revisitará os seus dois álbuns, sem esquecer o novo single "Much More Space". A necessidade de consumo de cultura, por parte do publico, não desapareceu, criando uma predisposição para este tipo de apresentação, ser bem recebida. Tito Pires, acredita que “os directos sejam também alvo de uma enorme evolução independente a curto prazo, por parte dos músicos”.
Apesar da possibilidade de os diretos fazerem parte do futuro, nada substitui o contacto real com as pessoas e está por isso mortinho para voltar à estrada e mostrar coisas novas.
Para o futuro, resta ainda a vontade de tocar em festivais, apesar da dificuldade de colocar um projeto fora do catálogo no radar de um programador, mas fica a promessa de que “a vontade de fazer ainda não desapareceu, por isso… haverá sempre mais Electric Man no futuro”.
Much More Space”, o single mais recente de Electric Man, é segundo Tito Pires, o resultado de “uma série de sinergias que se criaram de forma quase espontânea. Graças a uma série de amigos talentosos, foi possível remar no mesmo sentido num processo longo, trabalhoso, mas também delicioso. Nas palavras do músico, “Entre a mistura e masterização do Pedro Lourenço que soube trazer alguma frescura ao tema, produção e realização da Plata o Plomo que criou todo o filme, aos actores e figurantes que participaram no mesmo, à participação da Suspiria Franklyn, dos saudosos Les Baton Rouge, foi tudo muito bom!”. Ouve-se aqui um electro rock com guitarras ao alto, numa explosão de uma energia escura e contagiante. Inspirado nesta mesma energia, o videoclipe que acompanha o tema é uma verdadeira curta-metragem vinda da dupla de realizadores brasileiros Filipe Mello e Maurício Carvalho, revelando um retrato cruel entre as potencialidades da tecnologia actual e um lado humano mais obscuro.
https://www.facebook.com/electricmanmusic/.

Sem comentários:
Enviar um comentário