quinta-feira, 24 de setembro de 2020

A TRAVESSIA DO CONJUNTO CUCA MONGA


Em "Travessia", o novo single/teledisco do Conjunto Cuca Monga, ouvem-se duas das vozes que mais fazem repetir letras da Cuca Monga - e, imodestamente, de Portugal : Tomás Wallenstein e Luís Severo. A eles junta-se também a de Madalena Tamen [Reis da República], que nas suas palavras:

Nunca nos foi dado tanto tempo para pensar como nos últimos meses. Mas este compasso de espera também castigou as canções de amor. "Travessia" fala desse mesmo momento: quando a nossa imaginação faz sombra sobre o amor e a espera faz-se ferida de tremores e ausência. Mas esta canção traz o alívio sentido de ouvir-se a voz do outro lado da linha, e o vazio desassossegado é preenchido pela serenidade das coisas que brilham, mesmo quando não as vemos.

No solitário confinamento deu-se um processo criativo particular que reuniu remotamente 20 músicos e colaboradores da Cuca Monga (com membros de Capitão Fausto, Ganso, Luís Severo, Rapaz Ego, Zarco, entre outros).

Desse processo - que assentou num jogo estilo cadáver-esquisito, gerando uma produtiva locomotiva criativa constante - resultou, em menos de dois meses e da forma mais natural e espontânea, dez canções, que compõem "Cuca Vida", um álbum assinado pelo Conjunto Cuca Monga.

Pela natureza do jogo - e por ter começado como uma brincadeira que se manteve despretensiosa durante todo o confinamento - tem de tudo um pouco tanto no género, na estética e ou no léxico. Ao mesmo tempo, Cuca Vida é um disco que transparece a amizade, risota e liberdade com que foi forjado, e talvez seja esse o tema do disco: não fala sobre estar fechado - pelo contrário - é aberto e livre.

Sem comentários: