quinta-feira, 15 de outubro de 2020

TIAGO BETTENCOURT LANÇA NOVO SINGLE E VÍDEOCLIPE GRAVADO NOS AÇORES


 



Tiago Bettencourt revela hoje "Viagem" o terceiro single do sétimo álbum "2019 Rumo ao Eclipse”, que tem edição confirmada para 30 de outubro. O novo tema é ilustrado por um videoclipe gravado na Vila de Velas, na Ilha de São Jorge nos Açores, local de origem da família paterna do artista. "Viagem" junta-se aos já conhecidos singles "Trégua" e "Dança".

De 19 a 29 de outubro Tiago Bettencourt vai apresentar o novo disco aos fãs em sessões exclusivas, num cenário intimista e munido de uma guitarra, um gira-discos e uma planta. Atenção, são mesmo sessões e não concertos. O álbum vai literalmente ser posto a tocar como se de um serão em casa do próprio se tratasse e onde o artista deixará que a espontaneidade dite o seu rumo.

Para fazerem parte destas noites especiais, em que a lotação de cada sala é limitada e o Palco poderá transformar-se em Plateia, os fãs devem garantir o ingresso através das emissões da Rádio Comercial, nas redes sociais do Artista e nas próprias salas.

19 Outubro – Cineteatro Louletano [Loulé] 21h30 | Lotação: 50
20 Outubro – Cineteatro Pax Júlia [Beja] 21h30 | Lotação: 30
21 Outubro – Igreja de São Vicente [Évora] 21h00 | Lotação: 20
22 Outubro – Teatro Aveirense [Aveiro] 21h30 | Lotação: 40
26 Outubro – Teatro Miguel Franco [Leiria] 21h30 | Lotação: 50
27 Outubro – Teatro Virgínia [Torres Novas] 21h30 | Lotação: 32
28 Outubro – Cineteatro Alba [Albergaria-a-Velha] 21h30 | Lotação: 40
29 Outubro – Centro de Artes de Águeda [Águeda] 21h30 | Lotação: 40 

Viagem

Há viagens que são barcos à deriva no mar. Viajamos para longe, para perto, viajamos em casa quando lemos um bom livro ou se ouvimos uma boa canção. Viajamos no tempo, na memória, nos sonhos para um futuro.

A canção fala de tudo: da partida, do caminho, e do regresso. Fala de uma voz interior que nos serena e nos transforma em verbo. A canção não é uma história, é um momento sem tempo, que se dilui pelas pedras da estrada, ou pela água do mar, se houver um barco à deriva.

O videoclipe, uma prolepse da saga do enigmático Alter Ego que foi revelado no princípio do ano aquando do anúncio do novo disco, é só uma hipótese de imagem para esta canção. Podia ser esta, mas podiam ser um número infinito de outras imagens. Um vídeo, como um poema, pode ser muitas coisas dependendo de quem o recebe.

Escolhi as Velas em São Jorge porque é a Vila da minha família paterna, de onde os meus avós partiram em 1946, depois da guerra, já com o meu pai ao colo. A casa onde o meu pai nasceu ainda lá está, embora já não seja da família. As ruas onde a minha família andou durante gerações continuam na cidade e há muita gente que ainda se lembra.
Escolher este regresso à Vila das Velas é uma homenagem à memória, uma declaração de amor à Ilha e aos Açores onde quero sempre voltar. Por mais estranho que pareça, encontro sempre pedaços de mim por lá escondidos à espera de serem descobertos, e muitos sorrisos também.

A gravação deste vídeo foi um trabalho de entreajuda, como esse abraço quando se regressa ao tal sítio onde nos esperam. Não teria sido possível de outra maneira e é assim que vou sempre recordar as imagens que de lá trouxemos.

Tiago Bettencourt

Sem comentários: