segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

O GAJO COM NOVIDADES


É com muito prazer que vos apresento o vídeo da colaboração d'O GAJO com o THOMAS ATTAR BELLIER.

A música chama-se "Da Bica para as Estrelas" é da autoria do Thomas e o vídeoclipe foi realizado pela Marija Reikalas.

A colina da Bica na Lisboa histórica, esteve sempre repleta de personalidades locais, artistas, personagens excêntricos e bêbados errantes. Em 2020, a Bica foi o local de um encontro musical e artístico notável. De um lado, O GAJO, um pilar da cena Lisboeta que abraçou e modernizou a “Viola Campaniça”, a tradicional guitarra portuguesa do Alentejo. De outro, o produtor e guitarrista franco-americano THOMAS ATTAR BELLIER, cujo trabalho com a banda árabe de rock AL-QASAR recentemente chamou a atenção no Oriente Médio e na Europa.

«Da Bica para as Estrelas» é uma carta de amor a um lugar e a um momento num bairro emocionalmente ligado a uma trilha sonora de vidas cheias de tradição mas de olhos postos na modernidade.

O trabalho deste “power duo” acústico, reminiscente de uns Le Trio Joubran da Palestina, ou da potência mexicana de Rodrigo y Gabriela, é reforçada pelo subtil trabalho de percussão do francês multi instrumentista Nicolas Derolin.

Como uma selvagem corrida de cavalos pelas planícies alentejanas, «Da Bica às Estrelas» leva-nos do Atlântico ao Mediterrâneo, unindo influências e melodias da Península Ibérica, do Norte de África e do Médio Oriente.

O GAJO e THOMAS ATTAR BELLIER defendem uma nova abordagem da música folk, que vem do coração e profundamente enraizada na tradição, ao mesmo tempo que engloba a realidade de nossos estilos de vida modernos multicamadas e multiculturais..

Na sua glória a preto e branco e lo-fi, o vídeo musical (dirigido pela artista gráfica Lituana radicada em Lisboa, Marija Reikalas) evoca os primeiros Jarmusch, com uma atitude “El Mariachi”.

Sem comentários: