quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

DISCO DE CHÃO MAIOR LANÇADO AMANHÂ






















O disco de estreia de Chão Maior, Drawing Circles, é lançado sexta-feira (29/01) e tem datas de apresentação em Braga e Lisboa.


Chão Maior é vasto e expansivo como os seis membros que o formam. Yaw Tembe, Norberto Lobo, Leonor Arnaut, Ricardo Martins, João Almeida e Yuri Antunes, virtuosos músicos de diferentes contextos, juntam-se e o resultado é uma saudável osmose que acrescenta a cada um e nada subtrai à equação total.

O que encontramos em Drawing Circles, primeiro álbum da formação, revela-se o equilíbrio perfeito entre os músicos que, de uma forma transparente, constroem um espaço de comunhão onde a composição e a improvisação co-habitam.

Gravado no Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, este disco mostra-se uma composição feita de fragmentos que acabam por se tornar círculos, como o título o indica. Aqui, a música desconstrói-se livremente nas suas várias camadas.

Os seis temas, todos eles intitulados de “Círculo” ou “Passo”, transcrevem através dos dois trompetes, do trombone, da voz, da guitarra e da bateria os diálogos entre os diferentes membros numa tela que se apresenta circular.

Drawing Circles traduz assim a paisagem sonora do jazz, do rock e das bandas de marcha, que ganha agora forma num disco com o selo Revolve.

Chão Maior tem agendados dois concertos de apresentação do disco, ambos suscetíveis a alteração dada a situação atual:

13/02 - gnration, Braga
19/02 - Culturgest, Lisboa

Drawing Circles disponível amanhã (29/01) em todas as plataformas de streaming.
Edição física disponível no Bandcamp da Revolve.

Sem comentários: