sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

CHEGA HOJE O DISCO DE TIAGO SOUSA






















Finalmente, depois de uma longa jornada, o álbum ANGST vê a luz do dia. Este álbum faz parte de um longo processo criativo que se iniciou com uma bolsa atribuída pela OUT.RA Associação Cultural a quem muito agradeço pelo constante incentivo e apoio.

Quis o destino que a publicação destas composições chegasse numa das mais atribuladas passagens de década que a humanidade presenciou. Se já era bastante argumentado que a Angústia é uma das marcas da nossa era, estes anos pelos quais passamos dão-lhe ainda maior premência. O álbum que agora nos chega pelas mãos da Discrepant, parte da angústia, em composições para ensemble de piano, clarinete, vibrafone e percussão, ao longo de uma suite de 8 temas que abordam este e outros temas caros aos chamados pensadores existencialistas, casos de Heidegger, Camus ou Kierkegaard, que, entre outros, procuram interpelar directamente o Ser com esta e outras questões como a Repetição, a Temporalidade, a Interioridade, o Desespero, etc…

Ao longo dos temas agora apresentados, procura-se o esboçar de uma cartografia fenomenológica que, através do seu conteúdo e da sua forma, descreve o estar-se-lançado no mundo e a descoberta do si-próprio. No fundo, procura-se dar expressão às dores de crescimento que toda a questão sobre o Sentido da vida nos lança sem cautela.

Numa abordagem de difícil catalogação, avessa a géneros e cristalizações, em que a música se apresenta como veículo para expressar o inefável e o incomunicável, e que nos aproxima da natureza subjectiva das respostas encontradas que só poderiam ser traduzidas através deste meio, sem que com isso se abra mão do deslumbramento e encantamento.

Sem comentários: