sexta-feira, 23 de abril de 2021

JOÃO VAIRINHOS ANUNCIA DISCO DE REMISTURAS


 



















Foto: Pedro Roque (Eyes of Madness)

Em Abril de 2020, João Vairinhos editou o seu primeiro registo em nome próprio, o EP Vénia, co-editado pela Raging Planet, RegulatorRecords e Ring Leader. Composto por 3 temas de cariz instrumental, Vénia procura explorar ambientes distópicos, com recurso a sonoridades próximas da música electrónica e ambient, tendo sido destacado em vários meios de comunicação nacionais.

16 revelações nacionais de 2020 - Threshold Magazine
15 melhores discos nacionais - WAV Magazine
20 eps nacionais que mais gostámos - A Cabine
Lista de melhores EPs nacionais - RUC - Santos da Casa

Depois de ter convidado Lázaro a reinterpretar o tema que encerrou e deu nome ao EP de estreia, Vénia, João Vairinhos decidiu criar uma edição dedicada com remisturas assinadas por outros nomes da produção nacional.

Na primeira tranche de convidados, além do retrato futurista e celestial esculpido por Pedro Geraldes (Linda Martini, Mão Verde, Água & Sal), João Vairinhos conta com Ricardo Remédio - nome que o acompanha há anos na carreira musical - e Kara Konchar o mais recente projeto a solo de Miguel Béco de Almeida que noutras andanças marcou presença no cenário musical com o seu alter-ego Átila.

Intitulado de Vénia - Remixes, o disco que chegou para celebrar o primeiro aniversário de Vénia é editado oficialmente esta sexta-feira (23 de abril) em formato digital.

Durante o mês de maio está prevista a disponibilização de remisturas de outros artistas para os restantes temas que fazem parte do alinhamento de Vénia, bem como a edição das mesmas num formato físico em data a anunciar.

Até lá, os temas podem ser escutados no Bandcamp, Spotify e restantes lojas virtuais

João VairinhosJoão

Vairinhos é um baterista que cresceu como músico no circuito punk/hardcore nacional e tocou centenas de concertos com os seus projectos principais, percorrendo o país de Norte a Sul, e alguns palcos em solo internacional: América do Norte, América do Sul e Europa. Actualmente, colabora de forma regular com LÖBO, MURAIS, Ricardo Remédio e Wildnorthe, e de forma mais pontual noutros projectos como os The Youths com Bruno Cardoso (XINOBI), ou Altura (João Brito), com quem gravou um EP colaborativo com o nome The Citadel.

Em 2020 editou o seu primeiro EP a solo, Vénia, e colaborou na sonoplastia do projecto de remusealização do Museu Etnográfico Dr. Lousã Henriques

Kara Konchar

Com a experiência enquanto Átila para trás — onde se destacou pelo negrume no panorama eletrónico nacional — como Kara Konchar, Miguel Béco apresenta-se com uma sonoridade mais física e aberta à pista de dança. Estreou-se pela Capital Decay com “Dungeon Rave” e mais recentemente lançou o disco “Goth Partisan” pela Rotten \ Fresh. Marcou também presença em compilações da Mera e Weathervane Records. Fortemente influenciada pelo Industrial, EBM e Bass Music, a música de Kara Konchar combina ritmos quase marciais com vozes incorpóreas e atmosferas funestas para uma celebração decadente de uma fantasia ciber-medieval

Facebook
Instagram
Goth Partisan

Ricardo Remédio

Amplamente conhecido como membro fundador de LÖBO, Ricardo Remédio inicia a sua carreira a solo em 2012 com o nome artístico RA. No mesmo ano edita “Rancor”, EP lançado pela reputada editora nortenha Lovers & Lollypops. Nomes particularmente marcantes e sonantes, como JK FLESH, Daniel O’Sullivan, Necro Deathmort e Blac Koyote, foram responsáveis pelas quatro remisturas, lançadas em 2014, complementando e reinterpretando cada uma das faixas. Em 2015, com maior experiência e afirmação, decide arriscar na produção musical como figura homónima, através de “Natureza Morta” que contou com a participação de Daniel O’Sullivan (Ulver, Æthenor, SUNN O)))) na produção do disco.

Facebook
Instagram
Natureza Morta

Lázaro

Lázaro é Pedro Geraldes. Nascido em Lisboa em '81, cresceu na linha de Sintra, dividindo o tempo entre a escola, o skate e as bandas de garagem. Na cena punk construiu o seu grupo de amigos e, inspirado pelos discos do primo mais velho, fez da guitarra a sua primeira namorada. Estudou jazz, tirou o mestrado em design de som e viveu em Barcelona. Mais recentemente, divide o seu tempo entre a sua banda - Linda Martini, na composição de música a solo, como Lázaro, em concertos com os projetos Mão Verde ou Água & Sal, a meias com Capicua, e a tocar guitarra/lapsteel ao vivo com a fadista Carminho.

gerald.es
Instagram
Introdução à Ressurreição

Sem comentários: