quarta-feira, 2 de junho de 2021

IAN REVELA NOVO CLIP

 




















Concertos de apresentação do álbum “RaiVera”
06 de junho — Casa da Música
08 de junho — Teatro Maria Matos

A poucos dias de subir ao palco da Casa da Música (06 de junho) e do Teatro Maria Matos (08 de junho) para apresentar o álbum de estreia “RaiVera”, IAN divulga o videoclipe de “Again”, quarta faixa do álbum, um featuring com o músico Pedro Oliveira, dos Sétima Legião. O videoclipe filmado numa sucata em Madrid pelo amigo de longa data da artista, Noah Grace, é já o terceiro trabalho conjunto depois dos vídeos para “Spring Or Desire” e “What The Eyes Cannot See”.

'Há momentos na vida que não devemos desperdiçar. Este foi um deles. Para além da amizade e carinho que nos une, a oportunidade de cantar contigo uma canção tão bela e intensa é realmente única. Estou-te muito grato por este momento que me vai ficar na memória'. Estas são as palavras com que o vocalista e guitarrista dos Sétima Legião, Pedro Oliveira, celebra a colaboração feita em "Again".

IAN vai apresentar finalmente ao vivo o álbum de estreia “RaiVera”, editado no mais difícil ano para a classe artística. Serão dois espetáculos em nome próprio de celebração deste primeiro trabalho de originais, dia 06 de junho na Casa da Música e dia 08 de junho no Teatro Maria Matos.

Conhecida pelo seu trabalho na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, como primeiro violino, Ianina Khmelik traz no seu projeto a solo um verdadeiro desafio de liberdade. Apesar da virtuosidade como violinista, IAN é muito mais do que isso. É um desafio à originalidade, quer na forma magnífica como funde a eletrónica com melodias cativantes, quer na atitude que em palco transmite, acompanhada por uma dimensão performativa que irá surpreender quem a vir.

O disco reúne nove temas de originais, conta com a voz de Pedro Oliveira no tema “Again” e teve a produção a cargo de Nuno Gonçalves. “RaiVera”, um neologismo composto que em russo significa “paraíso” (rai) e “fé” (vera) encaixa na perfeição com o sentimento atual. “O título esperançoso pode enganar pelo seu aparente otimismo quando comparado com o que dizem as nove canções do disco. Mas ao mesmo tempo não o desmentem”.

Ianina iniciou os seus estudos musicais com apenas cinco anos em Moscovo e mais tarde ingressou na Escola Profissional de Música Gnessin, na classe de L. Shevrekuko, onde aos oito anos fez a sua primeira tournée com a Gnessin Virtuosos Orchestra. Em 1995 venceu o 2.º prémio no Concurso para Jovens Músicos de Moscovo e no ano seguinte foi estudar para a Holdstadt Schulle em Schlewig-Holstein, na Alemanha. Aos 15 Ianina instala-se finalmente em Portugal.

Sem comentários: