O regresso aos palcos de Pedro Moutinho fez-se no passado dia 17 de Maio, no Teatro Maria Matos, com a apresentação do espectáculo "Amália e os Poetas". O fadista, que se confessou emocionado com este reencontro com o público, homenageia desta forma a sua maior referência feminina no fado.
Para celebrar o centenário de Amália Rodrigues, Pedro Moutinho criou um espectáculo cujo o mote foi a seleção de alguns dos mais importantes poetas Portugueses cantados por Amália Rodrigues. No desenho deste espectáculo, o fadista contou com o fotógrafo e realizador Sebastião Varela, sobrinho-bisneto de Amália. Com base nos poemas e nas históricas interpretações da fadista, Sebastião Varela criou, a partir da fotografia, um imaginário visual para colorir cada tema de acordo com a interpretação que faz dos mesmos.
Partindo da palavra para homenagear a mais importante intérprete do mundo da lusofonia, Pedro Moutinho dá voz a uma cuidada selecção de poetas. Camões, Alexandre O’Neil, Pedro Homem de Mello, David Mourão Ferreira, José Carlos Ary dos Santos, mas também a própria Amália Rodrigues, que escreveu letras para temas tão icónicos como “Estranha Forma de Vida”, “Trago Fado nos Sentidos” ou “A Lágrima”.
Propõe-se assim uma viagem ao mundo dos poetas de Amália através de duas formas de arte distintas. Uma homenagem, no momento em que se assinala o Centenário da fadista, num espectáculo inédito, em que o fado e a fotografia procuram uma simbiose para exprimir uma visão conjunta e actual de alguns dos temas que eternizaram Amália Rodrigues.
Pedro Moutinho apresenta Amália e os Poetas no Teatro Sá da Bandeira, no dia 5 de Junho às 20h, no Porto.
Este espectáculo conta com a chancela da Fundação Amália Rodrigues, com co-produção do Museu do Fado e apoio da Associação Mutualista Montepio.
Tem ainda como parceiros oficiais a RTP e a Antena1.
Sem comentários:
Enviar um comentário