Limpe Fuchs / Phobos: Orquestra Robótica Disfuncional / DDK Trio: Jacques Demierre, Axel Dörner & Jonas Kocher / New Chronologies of Sound / Desvios + Oficina Ouvir a Água / Nun: Petr Vrba & Michal Zbořil
Estamos em Junho e a nota inicial é de que os eventos da Sonoscopia decorrerão de agora em diante já na Rua Silva Porto 211-217. Depois de quase uma década no Carvalhido, temos dois meses para a transição de um primeiro espaço que se vai lentamente esvaziando para a nova sede, ainda em obras mas já com o jardim pronto para acolher os nossos eventos ao longo dos próximos tempos.
Assim é já na próxima quinta-feira, dia 10 de Junho, que recebemos o DDK Trio naquele que é o primeiro evento da quarta série do ciclo regular Microvolumes. Na fronteira entre o jazz e a improvisação livre, o DDK Trio reúne no trompete o alemão Axel Dörner, músico brilhante e figura maior do jazz actual, no piano o suíço Jacques Demierre, improvisador e compositor que mantém, entre muitas outras, uma colaboração com o português Carlos Zíngaro, e no acordeão o também suíço Jonas Kocher. Ainda no mesmo ciclo, a 28 de Junho, os checos Nun, formados por Petr Vrba e Michal Zbořil, criadores de uma catedral sonora modelada a partir de uma ampla variedade de impulsos eléctricos, baseados em drones.
Todos os eventos seguem as actuais normas de funcionamento, com uso obrigatório de máscara e a impossibilidade de oferecer o habitual jantar. A lotação é limitada a 50 pessoas e a abertura de portas acontecerá sempre uma hora antes do início dos concertos.
Fora de portas, a Sonoscopia tem um mês intenso, antecipando segundo semestre de 2021 em estado de hiperactividade. A 5 de Junho, a percussionista alemã Limpe Fuchs, cuja vasta carreira se centra na busca permanente do significado do som, apresenta-se na Associação de Moradores da Bouça, no Porto, como parte da programação do Cultura em Expansão. No mesmo dia, a criação Phobos - Orquestra Robótica Disfuncional irá estar presente no festival Alma d'Arame - 13º Encontro Internacional de Marionetas, que acontece em Montemor-o-Novo. New Chronologies of Sound é o novo projecto editorial de Hugo Branco, com apresentação agendada para 12 de Junho, em Aveiro. Contará com a presença de Gustavo Costa a orientar um workshop sobre a utilização de gravações de campo em contexto artístico e também no ensemble com, Hugo Branco, BJ Nilsen, Diana Combo e Jorge Barco. A 19 de Junho, a Sonoscopia ruma a Castelo Novo, para o evento 12 em Rede que tem como tópico central a água. Serão apresentadas a oficina "Ouvir a Água" e a instalação sonora "Desvios", em diversos espaços da aldeia.
Dentro de alguns dias teremos também novidades editoriais: o novo disco dos norte-americanos MSHR, numa co-edição da Sonoscopia e a Ehse Records, e o novo registo a solo de Gustavo Costa, numa co-edição com a Lovers & Lollypops.
05 JUN 2021
Phobos - Orquestra Robótica Disfuncional
Montemor-o-Novo / Alma d'Arame
CONCERTO
12 JUN 2021
New Chronologies of Sound: Gustavo Costa
Aveiro / Teatro Aveirense
WORKSHOP + CONCERTO
Desvios + Oficina "Ouvir a Água"
Castelo Novo / Vários Espaços
INSTALAÇÃO SONORA + OFICINA

Sem comentários:
Enviar um comentário