segunda-feira, 5 de julho de 2021

INÊS DE VASCONCELLOS A 31 JULHO NO CCB

 




















Há Fado no Cais
31 JULHO . CCB
19h Presencial / 21h30 Online

Amplexo é o disco de estreia de Inês de Vasconcellos, umas das mais aguardadas novidades no panorama do Fado, e que é agora apresentado ao vivo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Produzido por Ricardo Cruz (responsável pela produção de dezenas de álbuns de enorme sucesso nas carreiras de António Zambujo, Ana Moura ou Cristina Branco) e editado pela Museu do Fado Discos, este disco conta com 11 temas originais de uma riqueza lírica e musical pouco comum. Em Amplexo, Inês de Vasconcellos deu voz às palavras de autores como Vasco Graça Moura, Maria do Rosário Pedreira, Capicua ou Fernando Pinto do Amaral (entre outros) e composições de mestres como Mário Pacheco, Tiago Machado, Ricardo Cruz ou Edu Mundo. Para além destes, o disco conta ainda com a colaboração de autores incontornáveis como Rogério Charraz, Valter Rolo ou Flávio Gil. Também de realçar que Inês de Vasconcellos assina ela própria a letra de Olhar e a música de Fado do desespero.

Este concerto, englobado no ciclo Há Fado no Cais, assentará fundamentalmente nos temas de Amplexo, bem como em alguns clássicos do repertório do Fado, a que Inês de Vasconcellos empresta o seu «estilar» muito particular.

No palco do CCB, Inês será acompanhada pelos brilhantes Pedro Viana (guitarra portuguesa), Bernardo Viana (viola de fado) e Ricardo Cruz (baixo).

Amplexo é um abraço envolvente ao universo do Fado nos seus vários matizes, mas onde cabem também as diversas influências que Inês recebeu ao longo do seu percurso musical.

Inês de Vasconcellos é sem dúvida uma artista «fora da caixa», que rompe barreiras e quebra tabus. Este seu disco de estreia transporta-nos para o que há de mais etéreo e estético na música, sem perder o contacto com as raízes mais profundas do Fado.

Sem comentários: