terça-feira, 13 de julho de 2021

PRÍNCIPE LANÇA HOJE UMA PEÇA





















Príncipe lança hoje Uma Peça, terceiro single e videoclipe do álbum Lugares de Memória

Primeiro concerto é no dia 22 de Julho em Lisboa

Príncipe - projecto a solo de Sebastião Macedo - dá hoje a conhecer o terceiro single e videoclipe - Uma Peça - do novo álbum, Lugares de Memória, disponível em formato digital e em edição limitada em CD, desde 18 de Junho.

Com um registo mais calmo e gravada nos estúdios Bela Flor, a canção Uma Peça - número cinco das nove canções integrantes do álbum - foi composta e escrita por Sebastião Macedo, produzida por João Pimenta Gomes e conta com a participação de Bernardo Couto na Guitarra Portuguesa.

Algumas palavras de Sebastião Macedo sobre este tema:
"Unidos pelo silêncio,
Como pérola e ostra no fundo do mar,
Observámos o voo,
Apenas para voltar a ter corpo.

O rio a escapar da margem.

A erosão do tempo,
Caído como uma cruz sem braços.

Pó,
Barulho
E depois,
Uma nova vida"

O álbum será apresentado num concerto ao vivo no Time Out Market, no próximo mês, no dia 22 de Julho, às 20:00. A entrada é gratuita, limitada à lotação do espaço e por ordem de chegada.

Ante de Uma Peça, os singles Corre-me no Sangue e Estendo o Dedo Parto a Mão foram os dois primeiros avanços do álbum, constituído por nove canções originais escritas e interpretadas por Sebastião Macedo – Príncipe (voz, piano vertical, flauta transversal, trompete em sib, desenho rítmico, percussões, baixo).

O álbum conta também com a participação de Bernardo Couto, na guitarra portuguesa e de João Pimenta Gomes, nas modulações e na produção.

Gravado nos estúdios Bela Flor, Lugares de Memória tem o apoio da Fundação GDA e os videoclipes foram realizado por Frederico Mira Godinho e pelo próprio Sebastião Macedo.

Segundo o músico, “o desafio a explorar neste disco em termos de som e ambiente foi o de chegar a certas texturas eletrónicas e ao alcance da intensidade, expansão espacial e presença que só é possível através desse meio, sem usar instrumentos eletrónicos. Basicamente, à parte do bit e do baixo elétrico (cujo som foi mantido relativamente fiel ao original), todos os outros elementos gravados foram acústicos. O objetivo foi o de manipular esses sons acústicos electronicamente para explorar até onde os podemos modelar e expandir. Ao serem acústicos têm o benefício de, por muito longe que os levemos, haver sempre algo que os mantém próximos e relacionáveis. Deste modo, gravaram-se os sons de piano, flauta transversal, trompete em sib, tampas de panela em aço inox, garrafas de vidro, esculturas de vidro, copos de vidro, guitarra portuguesa e voz. Todas as texturas electrónicas que encontramos no disco partiram do som captado por esses elementos”.

Sobre Príncipe
Nascido em Lisboa, com ascendência em Guimarães, Trás-os-Montes, Coimbra, Viseu e Lourenço Marques, o Príncipe é português e composto por um elemento, Sebastião Macedo, que compõe, interpreta e produz música e letra.

Com formação musical clássica desde os cinco anos de idade, aos oito anos já se tinha iniciado em flauta transversal, saxofone e piano. Aos doze anos desperta interesse por percussão e inicia formação com especialização em marimba, que gera uma mudança considerável na sua percepção musical. Desta ruptura, deriva circunstancialmente a atenção para bateria, guitarra clássica, guitarra elétrica, guitarra portuguesa e baixo. Recentemente tomou interesse pelo trompete, elemento que interpretou em quatro dos temas integrantes do último longa-duração.

Com uma queda para poesia alimentada desde pequeno, Príncipe surge publicamente em 2013 quando é gravada a primeira canção, Dois Terços do Que Sei, que integrou a coletânea Novos Talentos Fnac desse mesmo ano. Em 2016, é editado o EP homónimo em formato digital e em Dezembro do ano seguinte (2017) é lançado o disco de estreia – A Chama e o carvão. Em junho de 2021 será lançado o álbum Lugares de Memória.
Gravado nos estúdios Bela Flor, produzido por João Pimenta Gomes e com a participação de Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Lugares de Memória é composto por nove canções originais concebidas, escritas e interpretadas por Sebastião Macedo – Príncipe.

Música e letra - Sebastião Macedo
Piano vertical, Flauta transversal, Trompete em sib, Desenho rítmico, Percussões, Baixo e Voz - Sebastião Macedo
Guitarra Portuguesa - Bernardo Couto
Modulações - João Pimenta Gomes
Produção - João Pimenta Gomes
Gravação - Daniel Silva
Mistura - Artur David
Masterização - Nuno Monteiro

FACEBOOK

INSTAGRAM
 

Sem comentários: